Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio recebe milhares de devotos na 145ª Romaria
Nos ritos finais da celebração, o Grupo de Jovens de Caravaggio, junto ao Grupo de Jovens da Paróquia Jesus Ressuscitado, encantou a todos com uma representação artística da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio.
O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio acolheu hoje, 25 de maio, milhares de devotos no primeiro dia da 145ª Romaria. As dez missas celebradas ao longo do dia foram marcadas por intensas expressões de fé e esperança, vividas por muitos peregrinos que enfrentaram o percurso estendido deste ano, vindo de Caxias do Sul até o Santuário.
A fila de devotos que levava a imagem de Nossa Senhora cresceu continuamente durante todo o dia, proporcionando um encontro pessoal de consolo e oração. Os sacerdotes presentes acolheram os peregrinos e ofereceram bênçãos, reforçando o espírito de devoção e comunidade que caracteriza a festa de Caravaggio.
O reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, destacou a importância da Romaria como um momento de renovação espiritual e vivencia do Silêncio. "Chegamos ao final do mês de maio para celebrarmos a bem-aventurada Virgem Maria, Nossa Senhora de Caravaggio, com um convite para sermos mais silenciosos e reflexivos, fazendo um balanço deste primeiro dia de Romaria. Amanhã será o segundo dia da festa. Hoje, tivemos uma manhã silenciosa e reflexiva sobre nossas ações e atitudes, colocando-nos com humildade e simplicidade diante de Deus, nosso Pai Criador do céu e da terra. Maria, como mãe do silêncio, nos ajuda a refletir e a escutar o que Deus pede de nós neste tempo em que vivemos. É preciso parar para escutar. Foi assim que Maria pôde ouvir a voz do arcanjo Gabriel, porque ela é a mulher do silêncio e estava atenta à vontade de Deus.
Foi assim que aconteceu com Joaneta no dia 26 de maio, numa segunda-feira às 17 horas, no ano de 1432. Uma guerra perversa entre dois ducados, falta de unidade entre a hierarquia da igreja e seus membros, e as famílias não encontravam paz, estavam em desespero. Em um momento de dor, Joaneta gritou: "Madonna!" (que significa Nossa Senhora), e então Nossa Senhora, vinda da escola de Nazaré, a escola do silêncio, apareceu a Joaneta. Estendendo a mão, disse: "Joaneta, ajoelha-te e escuta, escuta a voz do meu Filho, vê e anuncia."
O que Nossa Senhora nos diz hoje através da palavra viva que é seu Filho? "Restaura-nos, ó Deus." A igreja é o templo de Deus, e nós também somos templos do Espírito Santo, chamados a formar este santuário de Deus como templo do Espírito Santo quando caminhamos juntos. Por isso, temos esperança. Esperança, minha gente, é bom vir a Caravaggio, é bom estar em Caravaggio, é bom rezar com Nossa Senhora de Caravaggio, pois aqui este santuário aportou num porto seguro e sua âncora é a esperança.
Nos ritos finais da celebração das 17h, o Grupo de Jovens de Caravaggio, junto ao Grupo de Jovens da Paróquia Jesus Ressuscitado, encantou a todos com uma representação artística da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio.
As missas, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, no dia da festa ocorrem às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h. Às 14h, é realizada a recitação do terço e adoração ao Santíssimo Sacramento. A celebração das 10h30min é campal, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio.