santuário de n. sra. de caravaggio

Exposição Carlo Acutis

Em todo o mundo, diversas instituições religiosas reproduziram esta mostra que foi iniciada por Carlo Acutis antes de morrer. Por isso, o Santuário de Caravaggio é uma das igrejas que está aderindo à proposta, em uma exposição internacional concebida e levada a cabo por Carlo Acutis.

Os Milagres Eucarísticos são aqueles que estão relacionados com a Eucaristia e com a sagrada hóstia e que foram reconhecidos pela Igreja. Um exemplo a ser citado é a vida milagrosa de Marthe Robin, uma mulher que viveu no interior da França e, durante cinquenta e três anos, alimentou-se exclusivamente de Eucaristia. Ela faleceu em 1981 e dedicou sua vida ao amor a Jesus. 

Para Dom Alessandro, esses milagres ajudam a revigorar a devoção e o respeito pela Eucaristia. “A partir da hóstia consagrada, aconteceram fatos interessantes no mundo inteiro”, afirma. Dom Alessandro ressalta ainda que o conhecimento destes eventos extraordinários reconhecidos pela Igreja vivifica a fé dos devotos no sacrifício do Corpo e Sangue do Senhor Jesus Cristo. Além disso, Dom Alessandro reitera que os Milagres Eucarísticos são uma ação de Deus que prova, por meio da eucaristia, a sua presença real. 

"Os Milagres Eucarísticos pretendem confirmar esta fé, que se baseia nas Palavras de Jesus, segundo as quais o que parece pão já não é pão, e o que parece vinho já não é vinho. Efetivamente, nos Milagres Eucarísticos figuram a Carne e o Sangue, ou um ou outro, conforme o caso. O propósito dos Milagres é provar que não devemos olhar para a aparência exterior (pão e vinho), mas para a substância, a verdadeira realidade da coisa, que é carne e sangue", descreve o padre Roberto Coggi.

A exposição e Carlo Acutis

A ideia de organizar esta exposição surgiu quando o Bispo Dom Alessandro Ruffinoni descobriu a iniciativa do jovem Carlo Acutis.  

Carlo viveu uma vida de amor e devoção a Cristo e à Eucaristia e utilizou a internet e as tecnologias para evangelizar e interceder pela vida daqueles que não conhecem a Jesus. O rapaz faleceu de leucemia em 2006 e foi beatificado em 2020. Em vida, Acutis idealizou uma exposição sobre os Milagres Eucarísticos ao redor do mundo. Embora tenha falecido antes de finalizar a mostra, sua ideia teve continuidade através de outros fiéis que seguiram o planejamento feito por Carlo.

Ao descobrir que diferentes igrejas ao redor do mundo estavam expondo esta mostra, Dom Alessandro teve a ideia de organizá-la no Santuário de Caravaggio, pensando nos fiéis e nos catequistas das paróquias da diocese que poderão visitar a exposição e fortalecer sua fé.

A exposição conta com  painéis que narram as histórias destes milagres e as cidades onde eles ocorreram. Entre os materiais que integram o projeto está um livro que expõe esses eventos e explica mais sobre o que são os Milagres Eucarísticos, um blog sobre o tema e vídeos gravados pelos padres falando mais a respeito do assunto.

 

Reflexões sobre o beato Carlo Acutis