santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

08/04/2023

Santuário de Caravaggio lança oficialmente a 144ª Romaria ao Santuário de Caravaggio

“Fonte de nossa alegria, rogai por nós”.

O lançamento oficial da 144ª Romaria ao Santuário de Caravaggio, aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 08 de março, dia Internacional da Mulher, em uma coletiva de imprensa nas dependências da Rádio Miriam. O lema desta edição que acontece nos dias 26, 27 e 28 de maio é: “Fonte de nossa alegria, rogai por nós”.

O Reitor, padre Ricardo Fontana fez seu convite a participação na 144ª Romaria ao Santuário de Caravaggio: "Querido devoto de Nossa Senhora de Caravaggio, você é sempre muito bem vindo à casa da Mãe de Caravaggio. Faça um caminho sereno, faça sua oração, participe da celebração eucarística, do sacramento da reconciliação e volte pra casa com o carinho da Mãe". 

Padre Ricardo nos trouxe a reflexão do lema desta romaria, como também do cartaz deste ano traduzindo os aspectos contidos na arte: "O Cartaz remete às Bodas de Caná, onde a Mãe de Jesus estava presente, em uma festa de casamento e eles não tinham mais vinho. Diante da Indicação de Maria, “Fazei tudo o que Ele voz disser!” Jesus pede para encher as talhas que estavam vazias. Nele temos uma fonte, uma fonte viva que jorra para a vida eterna, desta água ele também transforma em vinho que nos recorda a nova e eterna aliança, que Jesus selou com seu sangue, celebrado no pão mas também no vinho. Vinho produzido pelo trabalho humano, fruto da videira e dos nossos agricultores de nossa região. Por isso é significativo junto à Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), salientar a representação dos frutos do Espírito Santo, o Amor representado no vinho tinto, a Paz no vinho branco e a Alegria no vinho rose.

Ele salientou que a Campanha da Fraternidade  deste ano remete a fome, ao alimento e nesse aspecto lembrou que  70%  do alimento que chega à mesa dos brasileiros são oriundos da agricultura familiar.  “Queremos destacar as milhares de famílias que trabalham com a uva e que desde seus antepassados  muito contribuíram para o desenvolvimento da região” afirmou.

O lançamento da Romaria  contou também com a presença das soberanas de Farroupilha, a rainha Laura Verona Bet e as princesas Milena Dossin Broilo e Ana Paula Casa, que destacaram que seus trajes remetem à fé, ao trabalho e à esperança.

Também esteve presente a Secretária Municipal  Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Regina Célia Ducati. Ela informou que  os vários setores da administração municipal já estão  elaborando, em conjunto com o santuário, o planejamento para bem receber os fiéis nos dias da romaria.

 

PRÉ-ROMARIAS 2023

 

 

15 de abril (sábado) – Missa das 11h à 45ª ROMARIA DOS MOTOCICLISTAS

Concentração: Santuário de Caravaggio

 

22 de abril (sábado) – Missa das 10h30min à 11ª ROMARIA MOTOR-HOME

Concentração: Pavilhões da Festa da Uva

 

22 de abril (sábado) – Missa das 17h à 16ª ROMARIA DOS CAMINHONEIROS

Concentração: 15h no Posto Treviso, antigo posto da PRE

 

29 de abril (sábado) – Missa das 17h à 15ª ROMARIA DOS CARROS ANTIGOS

Concentração: 16h no Posto Shell, próximo a Cassol

 

06 de maio (sábado) – Missa das 10h30min à 19ª ROMARIA DOS CICLISTAS

Concentração: 10h no Colégio São Tiago

 

06 de maio (sábado) – Missa das 15h à 16ª ROMARIA DOS JIPEIROS

Concentração: 14h no Colégio São Tiago

 

13 de maio (sábado) – Bênção às 11h à 29ª CAVALGADA DA FÉ

Concentração: 8h no Campus 8 da UCS

 

13 de maio (sábado) – Missa das 15h à 9ª ROMARIA DAS CRIANÇAS

Concentração: 14h no início da Avenida dos Romeiros

 

20 de maio (sábado) – Missa das 10h30min à 12ª CAMINHADA E CORRIDA DA FÉ

Concentração: 07h e 08h no Posto Sim, em frente ao Shopping Iguatemi

 

21 de maio (domingo) – Missa das 10h à 1ª ROMARIA DO MOVIMENTO DO CURSILHO DA CRISTANDADE – MCC

Concentração: 8h, em frente a UNIMED

21 de maio (domingo) – Missa das 16h à 2ª ROMARIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Concentração: Santuário de Caravaggio

 

27 de maio (sábado) – Missa das 10h30min à 10ª ROMARIA DA JUVENTUDE

 

Nos três dias da Romaria as missas serão celebradas às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min (solene missa campal), 12h, 13h, 15h, 16h, 17h

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias