santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

13/04/2023

Setor Juventude dá início à Pré-JTchêJ com Missa de envio no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha

Grupos e movimentos da Região Pastoral de Farroupilha estiveram presentes no momento que marcou o início da peregrinação da Cruz e do Ícone de Maria pelas Paróquias e comunidades

Foto de capa
Foto de capa

O Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, que será palco da 7ª Jornada Diocesana da Juventude (JTchêJ) no segundo semestre, recebeu na quarta-feira, 12 de abril, a Missa de abertura da Pré-Jornada. Centenas de pessoas das diversas comunidades da Região Pastoral estiveram presentes na celebração que marcou o início da peregrinação das réplicas da Cruz e do Ícone de Maria pelas paróquias e comunidades do município.

A Missa foi presidida pelo assessor do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, padre Gustavo Predebon, e concelebrada pelos padres do Santuário, pelos sacerdotes da Região Pastoral e pelo coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, bem como pelo bispo emérito da Diocese, Dom Alessandro Ruffinoni. O reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, acolheu os jovens e comunidade de forma calorosa, colocando-os sob a intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio.

Este é o segundo ano em que a Pré-Jornada será realizada. A primeira edição ocorreu em Garibaldi, em 2022. A atividade busca engajar as juventudes de todas as comunidades da Região Pastoral que será sede da JTchêJ. Além disso, a Pré-Jornada tem por objetivo levar ao conhecimento das juventudes de toda a Diocese a existência das réplicas da Cruz e do Ícone de Maria que remetem aos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A Cruz Peregrina e o Ícone de Maria foram os presentes que o para São João Paulo II entregou à juventude do mundo todo, por ocasião das realizações das Jornadas Mundiais da Juventude. Após a realização da JMJ no Brasil, em 2013, e a passagem dos símbolos originais pela Diocese,  o Setor Juventude de Caxias do Sul optou pela confecção das réplicas a fim de que os símbolos pudessem chegar a todos os recantos da Diocese para lembrar que Jesus e Maria acompanham os passos da Igreja e dos jovens.

Desde o lançamento até a realização da JTchêJ, em 26 de agosto, a Cruz e o Ícone visitar as comunidades da Região Pastoral de Farroupilha começando por aquelas da Paróquia Jesus Bom Pastor, seguindo pelas demais paróquias, conforme o calendário abaixo.

Outra novidade apresentada durante a Missa foi a capelinha do Beato Carlo Acutis, que vai acompanhar os símbolos da Jornada, passando pelas comunidades e levando ao conhecimento das pessoas a história e o exemplo de fé de Carlo Acutis. As pessoas que desejarem, também poderão deixar a sua contribuição espontânea na capelinha. Os recursos serão utilizados para custear a realização da JTchêJ, além de contribuir com a evangelização dos jovens. A imagem é um presente de Dom Alessandro Ruffinoni, que tem atuado na divulgação da devoção ao bem-aventurado. Beatificado em 2020, Carlo Acutis, com linguagem jovem aliada à tecnologia, testemunhou sua fé, no amor a Deus, à Eucaristia e à Virgem Maria. 

 

Confira o roteiro da Pré-Jornada

⇨ Paroquia Jesus Bom Pastor - 09 a 30 de abril
⇨ Paroquia Santa Cruz – Nova Milano – 1º a de 14 maio
⇨ Santuário de Caravaggio - 15 a 28 de maio
⇨ Paroquia Jesus Ressuscitado - 28 de maio a 11 de junho
⇨ Paroquia Sagrado Coração de Jesus - 11 junho a 25 de junho
⇨ Paroquia São Marcos - 25 de junho a 16 julho
⇨ Paroquia Nossa Senhora de Caravaggio – 1º a 20 de agosto

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias