Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio está pronto para receber os peregrinos da 145ª Romaria.
Apenas o caminho que liga a Caxias do Sul teve um acréscimo, tendo um percurso um pouco mais longo,
O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio está pronto para receber os peregrinos da 145ª Romaria em honra à Mãe de Caravaggio. Nestes dias 25 e 26 de maio, vinte missas serão celebradas para acolher os romeiros neste santuário, e uma multidão de voluntários trabalha para bem receber cada um dos devotos. Todos os caminhos que unem o Santuário às principais cidades da região, como Bento Gonçalves e o centro de Farroupilha, estão com livre acesso. Apenas o caminho que liga a Caxias do Sul teve um acréscimo, tendo um percurso um pouco mais longo, em torno de 30 quilômetros, devido ao impedimento causado pela decisão técnica do executivo municipal no acesso à comunidade de Todos os Santos, na conhecida Ponte da Busa.
Em vídeo o reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, convida os peregrinos de Caravaggio para estarem junto a Maria Santíssima sob o título de Caravaggio.
Confira a nota da Prefeitura Municipal de Farroupilha:
A Prefeitura de Farroupilha, através de seu corpo técnico ligado à Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, e compostos por geólogos e engenheiros, esteve reunida na tarde desta sexta-feira, 24 de maio, com as Forças de Segurança Municipais, composta pelo Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Defesa Civil, e representantes do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, para traçar estratégias e orientações para a comunidade que deve se deslocar caminhando ao Santuário de Caravaggio ao longo deste final de semana.
Devido as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul desde o começo do mês, houve transtornos em alguns pontos, como, por exemplo, na Estrada Luiz Victório Galafassi, na região da Busa, onde houve um deslizamento de terra, bloqueando a via.
Nesta sexta-feira, a equipe de geólogos voltaram ao local e constataram que, devido às chuvas das últimas 24h, o solo apresenta risco de um novo deslizamento Por isso, visando a segurança das milhares de pessoas que irão ao Santuário, o colegiado decidiu pelo bloqueio total da via, tanto para veículos, quanto para pedestres.
Definiu-se, durante o encontro, como trajeto para os peregrinos que chegam vindos de Caxias do Sul, que a via alternativa será chegar no entroncamento da chamada Ponte dos Roman, e seguir pela Estrada Henrique Antônio Galafassi em direção ao Parque Santa Rita, utilizar a Avenida Vêneto até o acesso com a Rua Luiz Faguerazzi, depois a Rua São Vicente e após a Rodovia dos Romeiros, já próximo ao Posto de Atendimento da Unimed, tendo então trânsito livre até o Santuário.
O titular da pasta de Urbanismo e Meio Ambiente, Nestor Zanonato Filho, comentou sobre a tomada da decisão.
“Estamos pensando na segurança e na vida das pessoas. Sabemos da importância da Romaria de Caravaggio para todo o Rio Grande do Sul, em especial para a nossa Serra Gaúcha. Vamos ter equipes orientando os peregrinos e contamos com a compreensão de todos. O momento nos exigiu que isso fosse feito para que todos possam exercer a sua fé.”, disse.
Já nas primeiras da manhã deste sábado, 25 de maio, o ponto de bloqueio contará com placas, o Painel Informativo Luminoso, barreiras físicas e equipes de orientação.
Vale ressaltar que a Rodovia dos Romeiros, entre Farroupilha e o Santuário de Caravaggio, e os Caminhos de Pedra, estrada habitualmente utilizada por quem vem de Bento Gonçalves, está com os acessos liberados.