Santuário de Caravaggio acolhe Missa de envio dos jovens que irão para a JMJ Lisboa 2023
A Missa de envio, com a participação de 31 jovens, foi celebrada às 11h do domingo, 16 de julho, presidida pelo assessor do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, padre Gustavo Predebon
Dez anos depois, o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, recebeu mais uma Missa de envio dos jovens que irão para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa. O encontro, com a presença do Papa Francisco, será realizado de 1º a 06 de agosto, em Portugal.
A JMJ Lisboa terá como lema:"Maria levantou-se e partiu apressadamente", (Lc 1,39). Em 2023, a delegação da Diocese é composta por cerca de 40 pessoas das cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Antônio Prado e Carlos Barbosa, dentre eles, os seminaristas da etapa da Configuração (Teologia), um diácono e três padres diocesanos, além de frade capuchinho.
A Missa de envio, com a participação de 31 jovens, foi celebrada às 11h do domingo, 16 de julho, presidida pelo assessor do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, padre Gustavo Predebon. A Eucarista foi concelebrada pelo bispo emérito de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, do reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, e do coordenador da Região Pastoral de Bento Gonçalves, padre Miguel Mosena.
10 anos depois... como será a ida dos jovens para Lisboa
Em 20 de julho de 2013, mais de 500 jovens de todas as partes da Diocese de Caxias do Sul receberam o envio, no Santuário de Caravaggio, para participarem da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.
Divididos em pequenos grupos, os jovens partem para Portugal em datas diferentes ao longo da segunda quinzena de julho. Por exemplo, os participantes de Garibaldi, Farroupilha e Bento Gonçalves embarcam no dia 25 para participar dos chamados “Dias nas Dioceses”, que são atividades preparatórias para a JMJ. Estes ficarão na Diocese de Leiria, nas proximidades de Fátima.
Além deles, outros participantes irão atuar como voluntários durante a Jornada Mundial da Juventude. O engenheiro de som Tiago Cassol estará na produção técnica do Festival Halleluya, promovido pela Comunidade Shalom, que faz parte da programação da JMJ, como parte da programação do Festival da Juventude. Os jornalistas Felipe Padilha e Isadora Martins irão colaborar na cobertura de comunicação para o portal Jovens Conectados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Programação da JMJ Lisboa 2023
A JMJ Lisboa 2023 inicia na terça-feira, dia 1º, com a Missa de abertura presidida pelo cardeal arcebispo de Lisboa. O Papa Francisco será acolhido pelos jovens na quinta-feira, dia 03. No final da tarde da sexta-feira, 04 de agosto, será rezada a Via Sacra dos jovens com o Pontífice. A Vigília com a adoração ao Santíssimo Sacramento presidida por Francisco será na noite do sábado e, na manhã do domingo, 06, acontece a Missa de envio e o anúncio da sede do próximo encontro.
Ao longo da programação da JMJ, as redes sociais da Diocese de Caxias do Sul e do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul serão constantemente atualizadas.
Em 26 de agosto, no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, também acontece a 7ª edição da Jornada Diocesana da Juventude (JTchêJ), fruto do processo da JMJ na missão do Setor Juventude.