santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

07/08/2022Diocese

Romaria Vocacional ao Santuário de Caravaggio abre as atividades do Mês das Vocações na Diocese de Caxias do Sul

Atividade reuniu mais de 60 pessoas entre seminaristas, religiosos, religiosas, jovens que são acompanhados por congregações religiosas, padres, leigos e leigas numa caminhada que finalizou com a Missa na Casa da Padroeira da Diocese

Foto de capa
Foto de capa

Com o tema: “Cristo Vive! Somos suas testemunhas”, a Igreja no Brasil está vivendo o mês de agosto, tradicionalmente recordado como Mês das Vocações. Na Diocese de Caxias do Sul, uma série de atividades é realizada pela Pastoral Vocacional, com o objetivo de despertar as comunidades e paróquias para uma consciência vocacional, que nasce da oração, do incentivo e do cultivo dos sinais demonstrados pelas crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Marcando a abertura do Mês das Vocações na Diocese de Caxias do Sul, na manhã deste domingo, 07 de agosto, aconteceu a Romaria Vocaciona ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. A atividade reuniu mais de 60 pessoas entre seminaristas, religiosos, religiosas, jovens que são acompanhados por congregações religiosas, padres, leigos e leigas.

A peregrinação teve início às 09h, do Seminário dos Pobres Servos, em Farroupilha. O trajeto contemplou a passagem por três estações com meditações, cantos e orações. A última parada teve a encenação da imagem presente no cartaz do Mês Vocacional 2022. Na chegada ao Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, às 11h, foi celebrada a Santa Missa de abertura do Mês Vocacional. A Eucaristia foi presidida pelo padre Marciano Guerra, coordenador da Pastoral Vocacional na Diocese, e concelebrada por diversos padres que atuam na formação dos seminários diocesanos e religiosos, além do reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, que fez a acolhida.

Para 2022, a Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB escolheu como lema: "Eu vi o Senhor!", do diálogo de Jesus Ressuscitado com Maria Madalena, descrito no Evangelho de João, no capítulo 20, versículo 18.

 

Missa com admissão de candidatos às Ordens Sacras

Ainda neste domingo, 07 de agosto, a Diocese de Caxias do Sul irá celebrar a admissão como candidatos às Ordens Sacras dos seminaristas Eduardo Cantelli e Stefano Fagundes Petroli, ambos da etapa da Configuração, isto é, da Teologia. A Missa, que será presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, está marcada para às 19h, na Catedral Diocesana Santa Teresa D'Ávila, em Caxias do Sul.

O rito de admissão entre os candidatos às Ordens Sacras é o primeiro passo mais concreto em direção ao sacerdócio, porque a Igreja reconhece e acolhe oficialmente o seminarista como candidato à vida sacerdotal. Neste ato, que é feito diante do bispo, cada jovem se compromete publicamente em receber com docilidade a formação necessária para o futuro ministério presbiteral, bem como cultivar ainda melhor a sua vocação por meio da oração, da intimidade com Jesus e do convívio comunitário.

Eduardo Cantelli tem 23 anos, é natural de Bento Gonçalves e além de cursar Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, realiza sua pastoral semanal na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do bairro Cruzeiro, em Caxias. Já Stefano Fagundes Petroli, também com 23 anos e também natural de Bento Gonçalves, atua, aos finais de semana, na Paróquia São Ciro, em Caxias. Ambos residem no Seminário Maior São João Batista, em Viamão.


Confira a programação do Mês das Vocações 2022

07 de agosto | Domingo
19h – Admissão como candidatos às Ordens Sacras dos seminaristas Eduardo Cantelli e Stefano Fagundes Petroli, na Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila

20 de agosto | Sábado 
19h – Vigília Vocacional, no Carmelo do Menino Jesus – Caxias do Sul
19h - Vigília Vocacional, no Vicariato de Nova Prata

27 de agosto | Sábado
13h30min - Jornada Diocesana da Juventude (JTchêJ), na comunidade do bairro Cairú, em Garibaldi


Confira a programação da Semana Nacional da Família 2022

11 a 19 de agosto
21h30min | Novena das Famílias pelo Facebook da Diocese de Caxias do Sul

14 de agosto | Domingo
10h - Missa de Abertura na Paróquia Imaculada Conceição | Capuchinhos
12h - Bênção de Dom José Gislon às Famílias pelas rádios e redes sociais

16 de agosto | Terça-feira
20h - Palestra/show: "Amor familiar, caminho para a santidade", com a Família Ávila, no Salão Paroquial Imaculada Conceição | Capuchinhos

18 de agosto | Quinta-feira
19h - Terço Luminoso pelas Famílias na Paróquia São Pelegrino

19 de agosto | Sexta-feira
19h - Encontro das Famílias: "Família: educar na fé", com Ângelo e Ana Paula Longhi, na Comunidade  Jesus Bom Pastor - Bairro São Leopoldo

20 de agosto | Sábado
18h - Missa de Encerramento na Paróquia São José, em Caxias

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias