santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

27/05/2023Romaria

Romaria da Juventude marca manhã do segundo dia da 144ª de Romaria de Caravaggio, em Farroupilha

Missa campal das 10h30min reuniu jovens de diversas partes da Diocese de Caxias do Sul; na oportunidade, aconteceu o lançamento oficial da 7ª Jornada Diocesana da Juventude (JTchêJ)

Foto de capa
Foto de capa

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, recebeu milhares de devotos nesta manhã de sábado, 27 de maio, segundo dia da 144ª Romaria de Caravaggio. Entre os fiéis, centenas de jovens que se reuniram para a 10ª Romaria da Juventude. Apesar de o mau tempo ter cancelado a caminhada, a participação na Missa das 10h30min foi garantida por representantes dos grupos de jovens, movimentos e pastorais de diversas partes da Diocese de Caxias do Sul.

Trazendo suas bandeiras e vestindo as camisetas dos grupos e movimentos, os jovens participaram da celebração Eucarística na Casa da Mãe. A Missa campal teve a liturgia e cantos organizados pela juventude e foi presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon. Concelebraram, o bispo emérito, Dom Alessandro Ruffinoni, o reitor do Santuário de Caravaggio, padre Ricardo Fontana, além do assessor do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon, e demais padres da Diocese de Caxias do Sul.

Em sua homilia, Dom José destacou que a importância da presença dos jovens no processo de amadurecimento da fé e a juventude de Maria como espelho de amor e doação. “Nossa juventude ganha sentido quando nos dispomos a servir, quando nos colocamos na escuta do Senhor, como fez Maria de Nazaré. Conseguimos ver a realidade dos outros quando olhamos com o olhar cheio de amor, um olhar verdadeiro que consegue amar e deixar-se amar”, salientou.

Durante a Missa, foi anunciada oficialmente a realização da 7ª Jornada Diocesana de Juventude (JTchêJ), que vai acontecer no dia 26 de agosto, dia votivo de Nossa Senhora, no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha. “Nossa Romaria é uma grande motivação para chegarmos à nossa JTchêJ. Que possamos reunir muitos jovens, de todas as partes de nossa Diocese. Isso é importante para nós e para afirmar a caminhada do Setor Juventude. A Mãe nos acolhe e nos acolherá em sua Casa, também na Jornada”, pontuou o padre Gustavo Predebon.

A Cruz Peregrina, o ícone de Maria e a capelinha do Beato Carlo Acutis, que entraram na procissão inicial e estão percorrendo as paróquias e comunidades de Farroupilha, em preparação à JTchêJ também foram entregues à juventude. Até a metade do mês de junho, irão peregrinar pelas comunidades da Paróquia Jesus Ressuscitado.

A programação da 144ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio segue na tarde deste sábado e no domingo, dia 28. As Missas são celebradas de hora em hora, também acontece a récita do Terço e a adoração ao Santíssimo Sacramento. Durante o dia, padres estão à disposição junto ao Santuário Antigo para abençoar os fiéis e para realizar o Sacramento da Reconciliação.

Neste ano, a 144ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio tem como tema: “Fonte de nossa alegria, rogai por nós”, retirado das ladainhas de Nossa Senhora da casa de Loreto.

 

Fotos: Felipe Padilha | Ascom da Diocese de Caxias do Sul e Leandro Ávila | Comunicação do Santuário de Caravaggio

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias