santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

19/11/2022

Reina, Senhor, nos corações do teu povo a caminho

"Da história que conhecemos, nenhum poder político deu a vida pelo povo, somente Deus o fez e continua fazendo. Deus, fazendo-se homem, aceitou a nossa condição humana e frágil, que vive a experiência da morte"

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Celebramos neste domingo a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, e também recordamos o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas. É uma oportunidade para colocarmos diante do Senhor todos os nossos leigos e leigas, que vivem a dimensão do sacerdócio comum dos batizados, inseridos e comprometidos na missão pela causa do Reino, servindo o Senhor, servindo os irmãos e irmãs na Igreja, comunidade de fé, e sendo protagonistas na sociedade, vivendo os valores do Evangelho.

A Igreja Católica, no Brasil, escolheu este dia tão significativo na caminhada de fé do povo de Deus para dar início ao 3º Ano vocacional do Brasil, que terá como tema: “Vocação: Graça e Missão” e como lema “Corações ardentes, pés a caminho”. É um ano para rezarmos, refletirmos e nos colocarmos à escuta de Deus, para deixar o Espírito Santo orientar a nossa missão, para podermos ajudar os adolescentes e jovens, numa caminhada de discernimento vocacional, a partir do encontro com o Divino Mestre Jesus.

A Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, nos recorda que a cruz é o lugar da manifestação da realeza de Cristo. Sobre a cruz Jesus é rei, e desse trono Ele manifesta a sua realeza, não na ostentação da potência ou no exercício do poder, mas na doação de si mesmo e do seu perdão. Da história que conhecemos, nenhum poder político deu a vida pelo povo, somente Deus o fez e continua fazendo. Deus, fazendo-se homem, aceitou a nossa condição humana e frágil, que vive a experiência da morte. Na cruz, a história da salvação retorna ao projeto original de Deus. E é a partir da cruz que acontece a plena libertação do mal, e dela podemos participar, se aceitarmos perdoar, como fez Jesus.

Podemos dizer que a história da salvação é uma história de amor, e no centro dela foi colocado o homem. Deus, com seu amor e sua misericórdia, inclina-se sobre suas angústias e enfermidades e as toma sobre si. Quando Jesus nos convida a tomarmos a nossa cruz e segui-lo, nos convida a tomarmos parte nesta realeza, que é o perdão, possível a partir da cruz, porque somente ali o mal foi vencido para sempre, por amor.

A cruz é a revelação da fidelidade de Jesus ao Pai, aos homens e à missão de anunciar o Reino de Deus ao mundo e revelar o rosto da misericórdia do Pai. Pela fé, devemos contemplar no Cristo crucificado o Deus que anuncia o próprio amor soberano e livre a todos os homens. Também para aqueles que não o reconhecem.

+ Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias