Programa Razões da Fé traz vivências e expectativas sobre a Jornada Mundial da Juventude
Há 10 anos, o Brasil acolhia a JMJ e o jornalista e assessor de comunicação do Santuário de Caravaggio, Leandro Ávila, subia ao palco do evento; em 2023, pela primeira vez, seu filho João Miguel vai para a Jornada, agora em Lisboa
O programa Razões da Fé que vai ao ar pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio FM 95.7, e pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul no domingo, 30 de julho, faz memória e traz expectativas sobre a Jornada Mundial da Juventude. Há 10 anos, em 2013, o Rio de Janeiro acolhia jovens de todo o mundo e, de 1º a 06 de agosto, a XXXVII edição acontece em Lisboa, capital de Portugal, com a presença do Papa Francisco.
Os convidados desta semana são pai e filho: Leandro Ávila, que é jornalista e assessor de comunicação do Santuário de Caravaggio, e o jovem João Miguel Peglow Ávila, de 17 anos, que é estudante e embarca para a sua primeira Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A mediação é do jornalista e assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, Felipe Padilha.
Durante o bate-papo, a nostalgia de Leandro e do apresentador que participaram da JMJ no Rio de Janeiro. Ávila, inclusive, subiu ao palco do evento para cantar, junto com sua banda - a única expressão católica gauchesca - e coordenou momentos de catequese, em 2013. Na época, João tinha apenas sete anos e ficou sentido de não poder participar, mas sempre guardou no coração o sonho de participar do encontro mundial dos jovens com o Papa. E assim, ele participa nesta semana pré Jornada de uma programação junto à Diocese de Leiria-Fátima, e nos próximos dias estará em Lisboa.
Produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, o programa vai ao ar aos domingos, das 07h às 08h, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio, FM 95.7, com reprise às 22h. O Razões da Fé também é gravado em áudio e vídeo e tem sua veiculação também nas plataformas digitais: aos domingos, a partir das 09h, estará no Spotify da Rádio Miriam Caravaggio e, à noite, a partir das 20h30min, pelo Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul, além da seção de áudios no site da Diocese. Nas terças-feiras, o conteúdo também é veiculado pela TV Serra, canal 526 da NET, em Farroupilha.
A proposta deseja ser um instrumento de formação para todos os católicos, sempre de acordo com os documentos da Igreja, contando com convidados que integrem grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul.