santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

03/02/2023

Programa Razões da Fé conclui ciclo de debates sobre a formação litúrgica do povo de Deus

"Santa Missa: conceitos e vivências" é o tema do programa que irá ao ar no domingo, 05 de fevereiro, pela Rádio Miriam Caravaggio e pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul; são convidados os padres Mário Pedrotti e Ricardo Fontana

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa

O programa Razões da Fé, que vai ao ar no domingo, 05 de fevereiro de 2023, pela Rádio Miriam Caravaggio e nas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul conclui a série de quatro debates sobre a formação litúrgica dos fiéis e lideranças das comunidades eclesiais. Com o tema "Santa Missa: conceitos e vivências", o pano de fundo será a carta apostólica Desiderio Desideravi, do Papa Francisco, publicada em 2022 e a constituição Sacrosanctum Concilium, do Concílio Vaticano II.

Para o debate deste domingo são convidados: o padre Mário Benvenuto Pedrotti, sacerdote mais longevo da Diocese de Caxias do Sul, ordenado em 1960, isto é, antes do Concílio Vaticano II. Atualmente é pároco emérito da Paróquia São Pelegrino e Nossa Senhora da Pietà, em Caxias do Sul; e o padre Ricardo Fontana, mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), tendo por tema de estudo a Eclesiologia e, atualmente, reitor do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. A mediação é do jornalista e assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, Felipe Padilha.

O primeiro programa da série sobre a formação litúrgica foi ao ar em 15 de janeiro, sendo uma introdução à carta apostólica Desiderio Desideravi. No domingo seguinte, dia 22, a temática abordada foi o canto litúrgico e, no final do mês de janeiro, dia 29, a Sagrada Escritura e a importância de se preparar bem para proclamar a Palavra de Deus nas celebrações. O primeiro domingo de fevereiro, portanto, será um debate um tanto catequético, onde se apresenta a estrutura da Missa antes do Concílio Vaticano II e a atual formatação litúrgica, bem como as considerações mais importantes acerca da celebração da Eucaristia.

Produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, o programa vai ao ar aos domingos, das 07h às 08h, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio, FM 95.7, com reprise às 22h. O Razões da Fé também é gravado em áudio e vídeo e tem sua veiculação também nas plataformas digitais: aos domingos, a partir das 09h, estará no Spotify da Rádio Miriam Caravaggio e, à noite, a partir das 20h30min, pelo Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul, além da seção de áudios no site da Diocese. Nas segundas-feiras à noite, o conteúdo também é veiculado pela TV Serra, canal 526 da NET, em Farroupilha.

A proposta deseja ser um instrumento de formação para todos os católicos, sempre de acordo com os documentos da Igreja, contando com convidados que integrem grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul.

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias