santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

06/04/2023

Nota de Falecimento: Dom Nei Paulo Moretto, bispo emérito de Caxias do Sul

O velório teve início às 12h30min desta Quinta-feira Santa, na Catedral Diocesana, em Caxias do Sul RS; Santa Missa de Exéquias será celebrada às 16h de hoje. Após a Missa, o corpo será sepultado no interior da Catedral Diocesana

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa

Com imenso pesar, a Diocese de Caxias do Sul, unida a seu Pastor, Dom José Gislon, OFMCap., comunica o falecimento de seu Bispo Emérito, DOM NEI PAULO MORETTO, aos 86 anos, ocorrido na manhã desta Quinta-feira Santa, 06 de abril de 2023, em Caxias do Sul.

O velório terá início às 12h30min desta Quinta-feira Santa, na Catedral Diocesana de Santa Teresa D’Ávila, em Caxias do Sul-RS. A Santa Missa de Exéquias será celebrada às 16h de hoje. Após a Missa, o corpo será sepultado no interior da Catedral Diocesana.

 

Biografia

Filho de Isidoro Domingos Moretto e Paulina Soldatelli, Dom Paulo Moretto nasceu em Caxias do Sul, aos 25 de maio de 1936.

Estudou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, de 1947 até 1953. Licenciou-se em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde foi ordenado presbítero, por Dom Faustino Tissot, em 2 de julho de 1961.

Iniciou seu ministério presbiteral como coadjutor na paróquia de São Francisco de Paula, em 1962. Foi assistente (1963) e reitor (1964-1965) do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul. No Seminário Maior de Viamão foi professor de Filosofia e Teologia (1966-1972), assistente dos seminaristas maiores das Dioceses de Caxias do Sul e de Frederico Westphalen (1967-1968), vice-reitor (1969) e reitor (1970-1972).

Em 16 de novembro de 1972, Dom Paulo Moretto foi nomeado pelo Papa São Paulo VI como primeiro bispo da Diocese de Cruz Alta, tendo sido ordenado por Dom Umberto Mozzoni, naquela cidade, aos 28 de janeiro de 1973.

Três anos depois, em 21 de janeiro de 1976, Dom Paulo foi transferido para a Diocese de Caxias do Sul, como bispo coadjutor com direito à sucessão, permanecendo neste cargo por sete anos. Em 26 de maio de 1983, durante a romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira da Diocese de Caxias do Sul, sucedeu a Dom Benedito Zorzi como o 3º Bispo Diocesano de Caxias do Sul, função que exerceria ao longo de 28 anos.

Foi vice-presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, presidente do Regional Sul 3 da CNBB por duas gestões, e vice-presidente por uma gestão. Introduziu a causa de beatificação do padre João Schiavo, confirmada em 2017. Foi o primeiro presidente da Pastoral dos Nômades do Brasil, organismo vinculado à CNBB, função que ocupou por 19 anos (1987 a 2006).

No dia 06 de julho de 2011, o Papa Bento XVI aceitou o seu pedido de renúncia por limite de idade, tornando-o Bispo Emérito. Recebeu o título de Cidadão Emérito de Caxias do Sul em 2011.

Recordando o lema episcopal de Dom Paulo: “Tudo é graça”, a Igreja Diocesana de Caxias do Sul eleva um hino de Ação de Graças ao Deus Altíssimo pela vida e missão do seu Bispo Emérito, filho desta Igreja Particular, que ao longo de 61 anos de vida sacerdotal e 50 anos de episcopado, dos quais 35 anos como Bispo na Diocese de Caxias, consagrou sua vida a serviço do Evangelho, como sacerdote, professor, formador do clero diocesano e do clero do Rio Grande do Sul e Pastor do Povo de Deus nas Dioceses de Cruz Alta e Caxias do Sul.

Em preces, suplicamos ao Bom Pastor que acolha em seu Reino este nosso venerável Bispo, que apascentou a Igreja de Deus com amor e fidelidade, para que possa receber, das mãos do Eterno Sacerdote, a imarcescível coroa da glória.

Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno, e brilhe para ele a vossa luz!

Requiescat in pace. Amen.

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias