santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

24/05/2022

Nossa Senhora de Caravaggio, Fonte da Sabedoria! Padre Ricardo Fontana - Reitor

Às vezes caminhar à casa da Mãe pode devolver até mesmo o sentido da vida! Porque, na casa Dela, encontramos o aconchego mais simples da realidade da vida. Padre Ricardo.

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa
Nossa Senhora de Caravaggio, Fonte da Sabedoria!

 

“Apareceu aqui a Virgem, deixando a imagem de seus pés, e chorando de alegria, o solo se abriu em fonte.” (Epígrafe na cripta da Santa Aparição, em Caravaggio, Itália).

Que lugar é esse que atrai, de todos os lugares, fiéis aos milhares? Que fonte é essa que sacia tanta sede? Que caminhos são esses que conduzem tantos peregrinos?

São perguntas que nos vem à mente diante do número cada vez mais avultado de pessoas que se sentem atraídas para estar em Caravaggio.

Penso que por mais cético, indiferente ou, até mesmo, distante da prática religiosa, um dia você já se deparou com a mística que é chegar até ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Mística vem de mistério, daquilo que se esconde por detrás da realidade de um sinal visível. Quando, por algum motivo, as vezes gratuito, você decide caminhar ou ir até Caravaggio, ao chegar na montanha sagrada e vislumbrar o imponente templo sagrado, com sua cúpula majestosa, que atinge os céus, nossa alma se aquieta. Talvez, depois você se senta para contemplar o belo horizonte, no santuário da natureza exuberante para contemplar as verdes montanhas cercadas de matas e parreirais. Imagina tudo isso com um belo pôr de sol!  Essa experiência misteriosa ou mística traz aquilo de mais precioso: a paz de Espírito!

Caravaggio é vivenciar a fé e despertar a esperança e esperar contra toda esperança. Em tempo de guerra a Mãe de Caravaggio revela a ternura e o cuidado de Deus! Sabemos por experiência pessoal que a casa da mãe sempre tem lugar para todos os filhos, mas de modo todo especial, àqueles que passam por sofrimentos sejam eles: de corpo, mente ou alma.

Às vezes caminhar à casa da Mãe pode devolver até mesmo o sentido da vida! Porque, na casa Dela, encontramos o aconchego mais simples da realidade da vida. Nesta mesma casa nos deparamos com um profundo silêncio laborioso que exala o perfume do amor verdadeiro. Nestes espaços sagrados e litúrgicos a Palavra se faz realidade: “águas torrenciais jamais apagarão o amor, nem rios poderão afogá-lo. Se alguém oferecesse todas as riquezas de sua casa para comprar o amor, seria tratado com desprezo” (Ct 8,7).

Muitas vezes precisamos enfrentar a ditadura do ruído, imposta pela atual forma frenética de tocar a vida em frente! Você já pensou “na força do silêncio”?(Cardeal Robert Sarah).

Por isso, faça a experiência sábia e silenciosa de Caravaggio. Procure isentar-se de toda agitação e encontrarás o melhor dos aconchegos: o colo da Mãe e o melhor dos sossegos: a paz de espírito! Águas cristalinas saciarão a sede! Bem-vindo à Fonte de Sabedoria, Mãe de Caravaggio!

Padre Ricardo Fontana - Reitor.

 

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias