santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

23/01/2022

Monumento das Bandeiras lembra cidades da Diocese de Caxias do Sul

Monumento Nossa Senhora Padroeira, ideia criada para unir, sob a devoção de Nossa Senhora de Caravaggio, os 33 municípios que integram a Diocese de Caxias do Sul.

Foto de capa
Foto de capa

Uma novidade que promete impressionar o visitante do Santuário é o Monumento Nossa Senhora Padroeira, ideia criada para unir, sob a devoção de Nossa Senhora de Caravaggio, os 33 municípios que integram a Diocese de Caxias do Sul. Em um espaço situado próximo ao Recanto das Graças, na esplanada do Santuário, o monumento terá a instalação da bandeira de cada um dos municípios em um formato de meia-lua. As bandeiras estarão posicionadas em torno do monumento que traz as letras ‘A-M’, monograma mariano. Esse monumento, edificado com tijolos, concreto e revestido em pedras locais (basalto), é a base de sustentação de três mastros que ostentarão as bandeiras do Brasil (ao centro), do município de Farroupilha (sede local do Santuário de Caravaggio) e do Estado do Rio Grande do Sul, além das 33 cidades da Serra Gaúcha. Também estará instalada a bandeira do Vaticano, totalizando 36 bandeiras.

“O posicionamento destas bandeiras em torno do monumento simbolizará a fé de toda comunidade com Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira e centro espiritual da Diocese. Sua disposição em forma de meia-lua remete a São João que, no livro do Apocalipse, revela a visão de uma ‘Mulher vestida do sol, com a lua debaixo de seus pés e uma coroa de 12 estrelas sobre a cabeça’. Essa mulher é a Santíssima Virgem Maria”, explica o artista Cristtiano Fabris. 

A ideia, segundo o padre Gilnei Fronza, é que representantes dos municípios participem, aos poucos, da cerimônia de instalação de cada bandeira. “Serão convidadas as comunidades eclesiais, padre, comunidade e religiosos, os prefeitos, representantes da Câmara ou comitivas de cada cidade para que doem a bandeira do município e façam parte do hasteamento dela, em um momento de oração e pedido de proteção à Mãe Padroeira. Assim, lembramos que Nossa Senhora de Caravaggio é padroeira de todos os municípios de nossa Diocese de Caxias do Sul e é Mãe e Intercessora”, afirma. A intenção é que todas as bandeiras estejam instaladas até o dia 26 de maio, data festiva de Nossa Senhora de Caravaggio e da 143ª Romaria.

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias