santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

27/05/2022Diocese

Jornalistas e profissionais da imprensa participam de café da tarde com Dom José Gislon, sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais

Atividade aconteceu na tarde desta sexta-feira, 27 de maio, junto aos estúdios da Rádio Miriam Caravaggio, em Farroupilha, em comunhão com os festejos da 143ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa

Jornalistas e profissionais da imprensa de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha e Garibaldi se encontraram com o bispo diocesano, Dom José Gislon, para celebrar o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, cuja temática proposta pelo Papa Francisco é "escutar com o ouvido do coração". A atividade, em formato de coletiva de imprensa, aconteceu na tarde desta sexta-feira, 27 de maio, junto aos estúdios da Rádio Miriam Caravaggio, em Farroupilha, em comunhão com os festejos da 143ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio.

Durante o encontro, Dom Gislon explanou sobre a mensagem do Papa Francisco. Em sua fala, o bispo deu testemunho da recente visita Ad Limina realizada pelo episcopado gaúcho ao Vaticano. Em relação à mensagem do Papa, falou sobre a necessidade da escuta de todos, sobretudo neste período em que a vida eclesial vai retomando a normalidade, para que todos possam ter voz. Recordou, também, a necessidade de ajudar os fiéis a combaterem as notícias falsas e buscarem sempre a verdade. "Vocês, queridos comunicadores e jornalistas, tem a bela e importante missão de bem comunicar a Verdade que é Jesus. Somos gratos, como Igreja, pelo trabalho que vocês desenvolvem, defendendo a liberdade de imprensa e a democracia, garantindo voz a todos", salientou.

Logo depois, a palavra foi aberta para que os comunicadores pudessem complementar, perguntar e contribuir com a reflexão. O objetivo da ação, além de partilhar sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais, é fortalecer a comunhão entre a Igreja e os veículos de comunicação das diversas cidades que compõem a Diocese de Caxias do Sul.

 


Fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2021-2023

O coordenador diocesano de Pastoral, padre Paulo César Nodari, também esteve no encontro. Como a mensagem do Papa Francisco também leva em conta o período de escuta do Sínodo dos Bispos 2021-2023, convocado por Francisco para debater e refletir sobre a Igreja como espaço de comunhão, participação e missão, padre Paulo explanou como será a última parte da fase local.

Com a decisão da Santa Sé de aumentar o período da fase diocesana para o mês de julho de 2022, a Igreja diocesana propõe que as sugestões sejam enviadas até o dia 31 de maio de 2022. Em junho, o grupo irá se reunir e organizar o documento conforme as orientações da CNBB.

Por fim, na comemoração da solenidade de São Pedro e São Paulo, em 03 de julho, às 19h, a celebração da Missa irá marcar o encerramento da fase local. O bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon, irá presidir a Eucaristia na Catedral Diocesana.

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias