santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

30/07/2023

Inteligência Artificial

A IA é mais uma obra fantástica da Inteligência Humana, resta agora aprimora-la para o uso correto, e com certeza, se assim utilizada será para qualificar a vida de todos. Padre Ricardo Fontana

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa

A IA (Inteligência Artificial) é uma área da ciência da computação que se dedica ao estudo e ao desenvolvimento de máquinas e programas computacionais capazes de reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões e na realização de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas. Entretanto, a inteligência artificial tem sua origem na inteligência humana na realização das atividades que aperfeiçoa o trabalho racional na coleta de dados sobre a realidade e como vivenciar os desafios nesse mundo, que são muitos.  Essas descobertas não têm o objetivo de substituir os seres humanos, mas aperfeiçoar as nossas habilidades e contribuir para que a realidade seja melhor. Necessitamos de dados, informações, orientações para que tenhamos uma vida com qualidade. Podemos citar alguns exemplos da aplicação da inteligência artificial no nosso dia a dia:  Assistentes virtuais de voz ( Alexa e Siri, por exemplo), Atendimento ao cliente, E-mail, Redes sociais, Serviços de streaming, Games, Bancos, Google, Comércio eletrônico, Segurança digital, Recursos humanos, Aplicativos de GPS, Transporte, Indústria, Medicina, Agricultura.

A viralização da “jaqueta puffer gigante” do Papa Francisco, produzidas pela inteligência artificial do app Midjourney, utilizado pelo artista Pablo Xavier, construtor civil nascido em Chicago, Estados Unidos, que tem como hobby a criação de arte com inteligência artificial, foi um exemplo de Inteligência Artificial que motivou o Papa Francisco destacar a importância do compromisso ético e a responsabilidade no uso das ferramentas com inteligência artificial na audiência anual Minerva Dialogues, que reuniu cientistas, engenheiros, lideranças empresariais e representantes da Igreja Católica e outras figuras, o pontífice destacou a contribuição da tecnologia de forma positiva para o futuro da humanidade "Estou convencido de que o desenvolvimento da inteligência artificial e da aprendizagem de máquina tem o potencial de contribuir de forma positiva para o futuro da humanidade — não podemos descartá-lo", afirmou o Papa no discurso e completou: "Ao mesmo tempo, tenho certeza de que esse potencial só será concretizado se houver um compromisso constante e consistente por parte dos desenvolvedores dessas tecnologias em agir com ética e responsabilidade". O pontífice afirmou ser "reconfortante" perceber que os desenvolvedores das tecnologias de inteligência artificial ainda colocam o ser humano como ponto central das novas ferramentas e é "fundamentada na ética e direcionada para o bem".

Continuando o discurso, o Papa mencionou que "o valor fundamental de uma pessoa não pode ser medido apenas por dados" e que todas as decisões, sejam elas sociais ou econômicas, devem considerar as vidas humanas que podem ser afetadas e não delegar essas tarefas exclusivamente aos algoritmos. Segundo o site Olhar Digital; o Vaticano está preocupado com o avanço das ferramentas e decidiu criar seu próprio guia de ética e princípios para o uso da IA. O manual conta com 140 páginas e foi idealizado por meio da parceria do Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano com o Centro Markkula para a Ética Aplicada, da SCU (Universidade de Santa Clara).

O manual de IA do Vaticano está disponível para download. A Igreja Católica, que tem sua sede na cidade-estado do Vaticano, acredita que o Papa tem uma visão ampla sobre o mundo. E isso inclui a tecnologia. O Papa sempre teve uma visão ampla do mundo e da humanidade e acredita que a tecnologia é uma coisa boa. Mas, à medida que o desenvolvemos, chega a hora de fazer perguntas mais profundas segundo o padre Brendan McGuire da paróquia de St. Simon em Los Altos, em entrevista ao site Gizmodo. A IA é mais uma obra fantástica da Inteligência Humana, resta agora aprimora-la para o uso correto, e com certeza, se assim utilizada será para qualificar a vida de  todos.

Padre Ricardo Fontana - Reitor do Santuário de Caravaggio

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias