Ensinar a seguir o Mestre como discípulos
"Minha profunda estima e gratidão aos pais e aos catequistas que procuram, na simplicidade, disponibilidade e fé, apresentar Jesus aos filhos e às crianças, nas famílias e nas comunidades"
Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Dentro das celebrações do Mês Vocacional, neste domingo celebramos o Dia Nacional do e da Catequista. Para quem fez e faz um caminho de vida marcado pela fé no Senhor Jesus, é um momento oportuno para olhar o passado, louvar a Deus e recordar com gratidão a ou o catequista que nos ajudou, nos preparou, nos apontou o caminho para o encontro pessoal com o Senhor Jesus. O Senhor nos acolheu para percorrermos com Ele o caminho do discipulado e darmos testemunho do Evangelho, nas pequenas e grandes coisas que acontecem na nossa vida.
Podemos olhar a vida de fé a partir dos ensinamentos que recebemos de nossos pais e da(o) catequista, agradecendo e nos alegrando em ver que seus ensinamentos permaneceram e frutificaram em nosso coração, ao longo do tempo. Mas pode também acontecer que, olhando o caminho percorrido, percebemos que a boa semente da fé lançada em nosso coração pelos nossos pais, catequistas e comunidade, germinou viçosa, mas acabou morrendo com o passar do tempo, porque não a cultivamos com fé, amor e esperança. O comodismo, a falta de tempo, a indiferença e a acidez espiritual mataram a pequenina planta da fé, que os pais, a família, os catequistas e a comunidade haviam plantado, com amor e dedicação, no campo do coração.
Quem sabe, hoje, olhando o caminho percorrido, você decida recomeçar, deixando que a boa semente da Palavra de Deus encontre um pequeno espaço no seu coração, onde você possa cuidá-la e irrigá-la, com oração, amor, paz, perdão e ternura, para que a fé retorne a florir e frutificar na sua vida. E você possa novamente sentir-se discípulo(a) do Senhor, seguindo-o não nos caminhos da Galileia, mas nos pequenos passos da vida cotidiana, deixando que ele o(a) conduza na vida pessoal, familiar, comunitária, no trabalho e no lazer. O Senhor Jesus quer estar perto de você, para que possa, como discípulo e discípula, dar testemunho da sua presença no mundo, ajudando-o para que o Reino de Deus se torne conhecido com a sua participação.
“Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria.” (DAp, n.29).
Minha profunda estima e gratidão aos pais e aos catequistas que procuram, na simplicidade, disponibilidade e fé, apresentar Jesus aos filhos e às crianças, nas famílias e nas comunidades.
+ Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul