santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

24/04/2023

Dom Alessandro sobre Assembleia Geral da CNBB: "o importante deste encontro é nos animar uns aos outros"

Dom Alessandro participa, pela primeira vez, da Assembleia enquanto bispo emérito. Em 2019, ele ainda era o bispo diocesano e nas edições virtuais realizadas posteriormente, estava no Paraguai, em missão

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa

O bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul e membro da equipe sacerdotal do Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, Dom Alessandro Ruffinoni, participa da 60ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento reúne a totalidade dos 326 bispos diocesanos, 34 dos 157 bispos eméritos e secretariados executivos dos regionais, no Santuário Nacional, em Aparecida, de 19 e 28 de maio de 2023.

Dom Alessandro participa, pela primeira vez, da Assembleia enquanto bispo emérito. Em 2019, ele ainda era o bispo diocesano e nas edições virtuais realizadas posteriormente, estava no Paraguai, em missão. Ele relata que os bispos têm refletido sobre a realidade da Igreja e da sociedade brasileira. "O importante deste encontro é nos encontrarmos com os outros bispos, conhecer, rever e nos animar uns aos outros", salienta.

O bispo emérito recordou um dos pontos discutidos acerca da caridade na Igreja do Brasil: a Cáritas, que "é um organismo  muito importante da CNBB, que tem como finalidade ajudar os menos favorecidos, de forma bem organizada e articulada". A 60ª AGCNBB também é eletiva, porque nesta semana serão eleitos os membros da presidência da entidade, os representantes do episcopado brasileiro junto à Conferência Episcopal Latino-americana (Celam), os presidentes das 12 comissões da CNBB, dois delegados para participar do Sínodo 2023, bem como a presidência da CNBB Regional Sul 3, isto é, das dioceses gaúchas.

Dom Alessandro pediu que o povo possa rezar pelos bispos reunidos na Assembleia, para que o Espírito Santo ilumine o episcopado para que possam planejar e organizar a vida da Igreja no Brasil conforme os desígnios de Deus, pelo bem de seu povo.

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias