santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

01/08/2022

Diocese de Caxias do Sul publica a síntese da fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023

Processo de escuta que contabilizou cerca de 5 mil respostas iniciou no mês de outubro de 2021 e seguiu até maio deste ano; no dia 03 de julho, a Diocese concluiu a fase local e enviou, na semana passada, o documento à CNBB

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa

A Diocese de Caxias do Sul divulgou nesta segunda-feira, dia 1º de agosto, a síntese que é fruto da fase local do caminho sinodal, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O documento foi enviado para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e seguirá para a fase continental do Sínodo. Convocado pelo Papa Francisco, o período é considerado uma das maiores atividades realizadas pela Igreja desde o Concílio Vaticano II.

Iniciada em 17 de outubro de 2021, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, a fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023 foi concluída com a a entrega do documento final a Dom José Gislon, em 03 de julho de 2022, Solenidade de São Pedro e São Paulo. Ao longo destes meses aconteceram diversas ações de formação, escuta, compilação das respostas, publicação da síntese prévia, abertura de período de escuta complementar e a finalização do documento entregue ao bispo. 

O documento, de 10 páginas, aborda os principais aspectos pontuados pelos leigos, leigas, lideranças eclesiais, sociais, políticas e culturais. Também compõem o rol das representações e reflexões as respostas vindas por parte do bispo diocesano, dos sacerdotes, dos religiosos e religiosas que atuam nas paróquias, pastorais, movimentos da Diocese de Caxias do Sul, totalizando 5 mil pessoas alcançadas.

A síntese, por sua vez, não representa o final de um caminho e nem a publicação oficial de um documento normativo, mas indicativos do olhar amplo sobre a vida e missão da Igreja, povo de Deus, na Diocese. O Sínodo terá seu ponto alto em outubro de 2023, em Roma.

O termo “sínodo” deriva do grego “sýnodos”, que significa “reunião”. O termo é composto pelo prefixo “syn” (junto com/junto de/junto a) e pelo substantivo “hodós” (caminho). O verbo grego synodéo significa “fazer um caminho com alguém”. Sínodo, portanto é "caminhar juntos" e este Sínodo quer ouvir toda a Igreja e a sociedade.

Na fase diocesana foram respondidos formulários com a seguinte questão fundamental: uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, “caminha em conjunto”. Como é que este “caminho em conjunto” está acontecendo na nossa Igreja local? Que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?.

Nas considerações finais, o documento expressa: "A etapa diocesana de escuta demonstrou a riqueza da nossa Igreja Diocesana, mesmo tendo sido respondido, por um percentual pequeno da população, mas por um percentual muito considerável de lideranças e pessoas engajadas nos serviços, grupos, movimentos e pastorais, que discutiram, deram sua opinião pessoal e comunitária, apresentando os diversos aspectos e realidades de praticamente todas as comunidades da Diocese. A riqueza também se intensificou na posição e na visão das respostas, que ora se mostraram contraditórias, ora complementares, ora inovadoras, deixando evidente que somos um povo que busca a unidade na diversidade e atestou que o processo sinodal precisa realizar-se na vida da Igreja". 

"Foi uma tentativa de chegarmos tanto quanto possível a todas as pessoas, em todos os ambientes, não só na Comunidade-Igreja, mas também no diálogo com a sociedade. Juntos, fizemos um belíssimo trabalho de escuta de tantas respostas", pontua o coordenador de Pastoral, padre Paulo César Nodari.

Acesse o documento da síntese da fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2021-2023 clicando aqui abaixo

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias