santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

17/05/2023

Diácono Cristian Fabiani será ordenado padre no próximo domingo, 21 de maio, em Bento Gonçalves

Nas comemorações do centenário da primeira ordenação de um bentogonçalvense, em 1923, o jovem Cristian Fabiani será o 70º sacerdote que o município dará à Igreja; Missa solene será na Igreja Matriz Cristo Rei

A Diocese de Caxias do Sul, vivendo a intensidade do 3º Ano Vocacional do Brasil, se alegra com a ordenação presbiteral do diácono Cristian Fabiani. A Missa em que o jovem de 26 anos receberá o Sacramento da Ordem no segundo grau, isto é, para a função de sacerdote, será no domingo, 21 de maio, às 15h, na Igreja Matriz da Paróquia Cristo Rei, no bairro Cidade Alta, na cidade de Bento Gonçalves. A celebração será presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon.

Ordenado diácono em 13 de novembro de 2022, Cristian escolheu como lema presbiteral o versículo 4 do Salmo 110: "Tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedec". A ordenação presbiteral terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul, da Paróquia Cristo Rei, da Paróquia São João Batista, de Nova Prata, e pelas rádios Miriam Caravaggio FM 95,7 (Farroupilha), Mãe de Deus FM 107,9 (Caxias do Sul), Difusora AM 890 (Bento Gonçalves) e Prata AM 1230 (Nova Prata).

Após a Missa, a comunidade será convidada a confraternizar com o neosacerdote no salão da igreja Santo Antão, no bairro de mesmo nome. Nos dias seguintes à ordenação, Cristian irá celebrar suas primícias em diversas comunidades conforme relacionado abaixo. A ordenação acontece nas comemorações do centenário sacerdotal de Bento Gonçalves.

A ordenação de Cristian também está inserida no contexto do centenário sacerdotal de Bento Gonçalves. Em 1923, o padre Tomé Lunelli, natural da comunidade de São Valentim, hoje atendida pela Paróquia São Roque, foi ordenado padre para atuar na então Diocese de Pelotas. As comemorações foram abertas em novembro de 2022, sendo Cristian Fabiani o 70º presbítero que o município de Bento Gonçalves dá à Igreja Católica, seja como diocesanos ou religiosos.

Um aspecto importante e curioso ao mesmo tempo marca este dia da ordenação. Cristian será o primeiro padre fruto do Grupo Vocacional, isto é, que não realizou seus estudos de ensino médio no Seminário Aparecida, em Caxias. Ele permaneceu durante o tempo de escola regular com sua família, em casa, sendo acompanhado por padres e leigos responsáveis pela animação vocacional em Bento Gonçalves. Outros dois seminaristas da etapa da Configuração, isto é, da Teologia, também naturais do município vivenciaram este mesmo processo e estão na caminhada da formação.

 

 

Biografia do diácono Cristian Fabiani

Cristian é natural de Bento Gonçalves e iniciou sua caminhada formativa como integrante do Seminário Familiar (hoje Grupo Vocacional) em sua cidade natal. No ano de 2014 ingressou no Seminário Maior São José, em Caxias do Sul, na etapa do propedêutico. De 2015 a 2017, residindo na mesma casa, cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS), etapa do Discipulado.

Entre 2018 e 2021, na etapa da Configuração, fez seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Em 2022 realizou seu ano pastoral nas paróquias São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, em Nova Prata, e Santo Antônio do Rio Branco. No mês de julho, de 15 a 25, Cristian fez sua experiência missionária na Missão Jovem promovida pela CNBB na prelazia do Alto Xingu-Tucumã, no Pará.

Foi ordenado diácono em 13 de novembro de 2022, na Igreja Matriz São João Batista e Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Nova Prata. No mesmo dia recebeu a nomeação de cooperador paroquial nas paróquias da cidade de Nova Prata.

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias