santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

23/11/2021

Bispo emérito de Caxias do Sul trará Relíquia de Carlo Acutis para a Serra Gaúcha

Dom Alessandro Ruffinoni encontrou com a mãe do jovem Carlo Acutis em Milão, na Itália

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa

Um encontro muito aguardado entre o bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, com a mãe do beato Carlo Acutis, Antonia Salzano, trará para o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, uma Relíquia de primeira grandeza do jovem. O bate-papo entre o religioso e a mãe de Acutis ocorreu no dia 19 de novembro na cidade de Milão, na Itália, onde o bispo passa férias para visitar sua família, natural da Itália. 

Apesar de ser natural de Londres, na Inglaterra, foi em Milão que Carlo Acutis passou a maior parte do tempo morando com seus pais. A Relíquia ficará exposta no Santuário para que os fiéis possam venerá-la. A previsão é que ela chegue ao Brasil nas próximas semanas, junto de Dom Alessandro.
“Estive presente no lançamento do novo livro da senhora Antonia Salzano, Il segredo di mio figlio (“O Segrego de Meu Filho”), e pude saber mais da vida do jovem. Na palestra que ela deu fui mais uma vez informado sobre a vida do Carlo, sua devoção à eucaristia e à Nossa Senhora. E, além disso, da vida dele enquanto um adolescente que ajudava muito os pobres”, comenta Dom Alessandro.

O momento foi ainda mais especial e emblemático já que Dom Alessandro é o organizador da exposição Milagres Eucarísticos que ocorreu em Farroupilha, em um projeto idealizado mundialmente por Carlo Acutis antes de morrer. Ela ficou disponível para visitação no Santuário de Caravaggio durante o mês de setembro, e reuniu milhares de fiéis que puderam saber mais sobre a vida do jovem e também sobre Milagres Eucarísticos - aqueles que estão relacionados com a Eucaristia e com a sagrada hóstia e que foram reconhecidos pela Igreja.

O que é relíquia

As relíquias são notáveis pela sua antiguidade, arte e culto. Um exemplo de relíquia muito conhecida no mundo todo é o Santo Sudário de Turim, o precioso linho que cobriu o corpo de Jesus Cristo após sua crucificação.

Quem foi Carlo Acutis

Carlo viveu uma vida de amor e devoção a Cristo e à Eucaristia e utilizou a internet e as tecnologias para evangelizar e interceder pela vida daqueles que não conhecem a Jesus. O rapaz faleceu de leucemia em 2006 e foi beatificado em 2020. Em vida, Acutis idealizou uma exposição sobre os Milagres Eucarísticos ao redor do mundo. Embora tenha falecido antes de finalizar a mostra, sua ideia teve continuidade através de outros fiéis que seguiram o planejamento feito por Carlo.

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias