santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

08/09/2022Diocese

Aos pés de Nossa Senhora de Caravaggio, Diocese de Caxias do Sul celebra 88 anos de criação

Missa em ação de graças foi celebrada na manhã desta quinta-feira, 08 de setembro, e reuniu bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas; ato também marcou a oficialização da migração do sinal para FM da Rádio Miriam Caravaggio

Foto de capa
Foto de capa

A Diocese de Caxias do Sul, criada em 08 de setembro de 1934 pelo Papa Pio XI por meio da bula Quae Spirituali Christifidelium, celebrou seus 88 anos aos pés de Nossa Senhora de Caravaggio, nesta quinta-feira, 08 de setembro, quando a Igreja faz memória da Natividade de Nossa Senhora. Às 10h teve início a Missa, em ação de graças, no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, com a presença de bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas, bem como autoridades civis, militares e acadêmicas e veículos de comunicação.

As boas vindas foram dadas pelo reitor, padre Ricardo Fontana, que recordou os diversos motivos pelos quais a Igreja eleva sua ação de graças. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, que é o quinto titular da Diocese desde a sua criação. A data de 08 de setembro também marca o aniversário da posse de Gislon, que chegou a Caxias do Sul neste mesmo dia, no ano de 2019, no aniversário de 85 anos da Diocese.

Em sua homilia, Dom José Gislon ressaltou a riqueza história da Diocese de Caxias do Sul, que deu à Igreja do Brasil muitas lideranças. “Creio que é uma data para ser lembrada e celebrada expressando nossa gratidão a Deus e também àqueles que nos precederam. Eles, por sua atuação nas comunidades-Igreja e na sociedade, marcaram e ajudaram a construir a história dessa Igreja Particular nestes 88 anos”, explanou ao recordar os bispos e padres já falecidos e a missão de milhares de leigos e leigas.

O dia também foi de celebração dos 50 anos de vida sacerdotal do bispo emérito, Dom Alessandro Ruffinoni. Ordenado padre em 08 de março de 1970, na Itália, o religioso não conseguiu celebrar o jubileu de ouro em 2020, tendo em vista que estava em missão no Paraguai e, logo depois, a pandemia impediu a comemoração.

Entre as comemorações também está o processo de reforma e embelezamento artístico do Santuário de Caravaggio, que está em fase de instalação dos vitrais. O arquiteto e artista plástico sacro, Cristtiano Fabris explicou aos presentes a concepção artística e as melhorias já realizadas desde 2020.

Ao final da Missa aconteceu o descerramento da placa que marca a oficialização da migração do sinal para FM da Rádio Miriam Caravaggio, a rádio da Diocese. Neste ano, em 15 de junho, a emissora deixou os tradicionais 1160AM e passou a operar na frequência FM 95,7 e desde o dia 22 de agosto está operando em sua potência total (15kw). 

O superintendente da Rádio Miriam Caravaggio, padre Alcindo Domingos Trubian, que também é membro da equipe sacerdotal do Santuário de Caravaggio, destacou a história da Rádio, um ato empreendedor do segundo bispo de Caxias do Sul, Dom Benedito Zorzi. “Assim segue a Miriam, com a missão de ser a emissora da divulgação da devoção de Nossa Senhora de Caravaggio, sempre ligada à Diocese de Caxias do Sul, comprometida com a evangelização. Uma rádio com pés em Farroupilha, mas com o olhar sobre toda a Serra Gaúcha. Nesse dia festivo, nosso sentimento é de gratidão. Gratidão a todos os colaboradores e, especialmente, à atual equipe que leva à frente o compromisso da Rádio Miriam Caravaggio com a evangelização e a comunidade”, completou.

Já o prefeito em exercício de Farroupilha, Jonas Tomazini, destacou a ligação da Rádio Miriam com a comunidade. “Temos aqui uma prova de como é importante se adaptar às mudanças do mundo, sem esquecer os princípios e valores que são os mesmos desde que a Diocese pediu a concessão do governo. Que possamos preservar todos os pilares que nos trouxeram até aqui e a Rádio Miriam faz isso quando leva evangelização, a voz do Santuário e também através das parcerias, que possamos levar à Comunidade as notícias que refletem o cotidiano das pessoas”, salientou.

Por fim, Dom José Gislon ressaltou que a Miriam Caravaggio, agora no FM, potencializa a voz da Igreja diocesana na sua missão de evangelizar. “Expresso minha gratidão, em nome da Diocese de Caxias do Sul, a todas as pessoas que lutaram e se dedicaram para trazer a Rádio Miriam Caravaggio até aqui e também neste novo passo, que segue para o FM. Que através das ondas da rádio Miriam, ouça o céu e ouça a Terra, em toda a Serra Gaúcha. Que Nossa Senhora de Caravaggio interceda pela Rádio Miriam Caravaggio e pela nossa Diocese que completa seus 88 anos”, pontuou.

 

Sobre a Diocese de Caxias do Sul

A Diocese de Caxias do Sul foi criada em 08 de setembro de 1934, com o nome de Diocese de Caxias, desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre. A 10 de novembro de 1966, por Decreto da Sagrada Congregação Consistorial, passou a denominar-se Diocese de Caxias do Sul.

Atualmente é constituída pelos seguintes municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Cambará do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Imigrante, Jaquirana, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Francisco de Paula, São Jorge, São Marcos, São Valentim do Sul, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Faz parte do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e está situada a leste setentrional do estado do Rio Grande do Sul. Limites: Arquidiocese de Porto Alegre (RS) e Arquidiocese de Passo Fundo (RS), Dioceses de Vacaria (RS), Criciúma (SC), Osório (RS), Novo Hamburgo (RS) e Santa Cruz do Sul (RS). Possui 73 paróquias, dois santuários diocesanos, dois santuários paroquiais e 983 comunidades, tendo por padroeira Nossa Senhora de Caravaggio.

Acesse a Linha do Tempo que conta a história da Diocese clicando aqui >>>> Linha do Tempo

 

Fotos em alta resolução | Crédito Felipe Padilha >>> https://we.tl/t-Xa600j0gi0

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias