santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

01/07/2023

Amor e paixão pela missão

"Estimados irmãos e irmãs, devemos ter prudência na nossa caminhada de vida, mas não podemos nos deixar dominar pelo medo, que nos fragiliza e nos paralisa"

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! A Igreja nos convida a celebrarmos na liturgia a Solenidade de São Pedro e São Paulo. Duas colunas da Igreja, dois homens com uma história de vida bem distinta, mas que percorrem um mesmo caminho na fé, porque encontrados e tocados na vida e no coração pelo amor do Senhor Jesus. E para segui-lo e anunciá-lo ao mundo deixaram tudo.

Pedro era um homem simples, que encontrou pela primeira vez aquele que deveria tornar-se seu Mestre à beira do lago da Galileia. Inicialmente o identificou como o carpinteiro vindo de Nazaré, depois se deu conta de que era um grande profeta, para, em seguida, descobrir sua verdadeira identidade: nem carpinteiro nem profeta, mas “O Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16). No entanto, crer em Cristo não significa aderir a um pacote de verdades, mas compartilhar as escolhas de vida que ele propõe. Os sonhos que Pedro cultivava, de grandeza e de poder, não eram aqueles do Senhor, por isso foi várias vezes questionado por Jesus. “Tu não pensas segundo Deus – lhe disse Jesus – mas segundo os homens (Mc 8,33). Somente à luz da Páscoa, começou a entender e, timidamente, chegou a confessar a sua frágil fé: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo”(Jo 21,17).

Reconhecer Jesus como o Filho de Deus, o Messias esperado, foi um momento importante para a vida de Pedro. Revelou o seu crescimento espiritual, a sua condição de discípulo que, entre medo e inseguranças, deixou tudo para seguir o Mestre, abraçando a missão de consumir sua vida pela causa do Evangelho.

O evangelista Lucas, nos atos dos apóstolos, nos relata que para seguir Jesus e ser cristão era preciso ter coragem e esperança, porque as perseguições eram cruéis e colocavam à prova a fé e a fidelidade dos discípulos desde o início. Mas estes não se deixaram abater nem pela espada nem pela cruz. Confiavam que o Deus de Jesus Cristo, Pai misericordioso, jamais abandona aqueles que colocam em risco a própria vida pelo Evangelho. Pedro é testemunho desta intervenção divina em sua vida, da força da oração da comunidade, que clama a Deus pela sua vida. O Deus da liberdade, que fez sair o povo da escravidão do Egito, fez também cair as correntes que aprisionavam Pedro e abriu-lhe as portas da prisão para que pudesse continuar sua missão de anunciar o Senhor.

Estimados irmãos e irmãs, devemos ter prudência na nossa caminhada de vida, mas não podemos nos deixar dominar pelo medo, que nos fragiliza e nos paralisa. Que o testemunho de fé e de fidelidade ao Senhor Jesus, de Pedro, nos inspire a ser fortes, a manter acesa a chama da nossa fé diante das provações que estamos vivendo, na vida pessoal, na nossa família, na nossa comunidade, no mundo do trabalho e em todo o contexto social do qual fazemos parte.

Dai-nos, Senhor Jesus, a coragem de Pedro e a audácia de Paulo, para continuarmos anunciando o teu Reino de justiça, de paz, de misericórdia, de perdão e de amor, às pessoas presentes no mundo de hoje, com todas as suas fragilidades, mas também sedentas da ternura e da bondade do Pai. Quando deixamos o Senhor tocar o nosso coração, nossa vida ganha um novo sentido.

 

+ Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias