santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

09/04/2023

A fé no Ressuscitado, vivida e cultivada!

"O que isso significa para nós hoje em concreto? Significa que existe um homem, Jesus, o Filho de Deus, que retirou a pedra que fechava o seu sepulcro, mas também o nosso sepulcro, onde estamos presos em nossa existência cotidiana"

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Na celebração da Páscoa, proclamamos que Jesus é verdadeiramente o Ressuscitado. Este é o anúncio que os Apóstolos, Maria Madalena e todas as primeiras testemunhas, que participaram da vida, da paixão, morte e ressurreição do Senhor, proclamaram e testemunharam nas primeiras comunidades da Igreja, e hoje nós também proclamamos, através da pregação da Palavra e do nosso testemunho de fé. O que isso significa para nós hoje em concreto? Significa que existe um homem, Jesus, o Filho de Deus, que retirou a pedra que fechava o seu sepulcro, mas também o nosso sepulcro, onde estamos presos em nossa existência cotidiana.

Agora, todas as barreiras erguidas pelo pecado entre nós e os outros, na família, entre marido e esposa, entre pais e filhos, entre irmãos e também em relação ao próximo, foram quebradas por Jesus ressuscitado. Sobre o testemunho de Maria Madalena e dos Apóstolos, confirmado pela Sagrada Escritura e por todos aqueles que tiveram a graça de conviverem com o Senhor, antes e depois da ressurreição, está alicerçada a nossa fé e a nossa esperança. Jesus agora vive. Deus Pai O colocou como juiz dos vivos e dos mortos. Ele é Juiz, mas é também o nosso Salvador e Redentor. Quem crê n’Ele viverá.

Porém, o caminho pessoal da fé não acontece por acaso. Mesmo os discípulos, precisaram fazer um percurso de fé, para acreditarem no Senhor ressuscitado. Podemos dizer que com a morte de Jesus morreu também a fé dos discípulos. Ficaram desorientados, não sabendo o que fazer, como defender-se, como salvar tudo aquilo que tinham aprendido do Mestre.

A fé nos leva a crer que o Senhor Jesus é o Filho de Deus, enviado pelo Pai a este mundo, numa missão de amor misericordioso para com a humanidade. Aqui, sofreu a humilhação da morte na cruz e foi sepultado, mas também ressuscitou, para voltar para junto do Pai. Sem a ressurreição, a missão de Jesus teria caído no esquecimento da história, como tantos outros fatos do passado.

Na fé, podemos dar largos passos em nossa vida espiritual. No entanto, podemos começar com grande fervor e depois deixar morrer este entusiasmo, um pouco a cada dia, no cultivo pessoal, na família e na comunidade. Podemos até chegar a uma vida espiritualmente vazia, na qual o Senhor Jesus é um ilustre desconhecido, que fez parte de um passado muito distante, mas não faz parte da minha vida, porque não lhe dou mais espaço no meu coração. O cristão é ressuscitado em Cristo. Portanto, a sua vida não pode ser outra que não seja uma vida de ressuscitado.

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro (Jo 20,1) e, ao ver que tinham afastado a pedra que fechava a entrada do túmulo, saiu correndo para dar a notícia aos discípulos, mas também queria saber o que acontecera. A escuridão tomou conta do seu coração quando viu o sepulcro vazio, como também do coração de todos os outros discípulos, que não esperavam a ressurreição de Jesus. A aurora, que traz a luz do novo dia que está para chegar, é o símbolo da fé que começa a iluminar a vida dos discípulos, depois do encontro com o túmulo vazio e a experiência do Ressuscitado.

Com a ressurreição de Cristo inicia uma nova história e a criação se renova. O mal e a morte são derrotados de uma vez por todas, e nós, unidos ao Ressuscitado, podemos partilhar dia após dia a sua vitória, na espera e com esperança de sermos chamados para participar da sua glória. Aleluia! O Senhor ressuscitou!

Feliz Páscoa a todos.

 

+ Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias