santuário de n. sra. de caravaggio

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03/07/2022

A arte sacra e a catequese nos Vitrais de Caravaggio

“O que em Maria foi gerado vem do Espírito Santo”

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa

Quando se fala sobre o Santuário de Caravaggio, logo vem as palavras: FÉ, HOSPITALIDADE e ORAÇÃO. Ao chegar no Santuário o visitante, sente-se tocado pelo dedo de Deus. O transcendente é despertado de imediato. Ao adentrar no majestoso templo, depara-se com a cúpula do Santuário. No centro dela está a imagem do Espírito Santo, em forma de pomba, donde saem 7 línguas de fogo, simbolizando os 7 dons do Espírito Santo. A relação entre o Espírito Santo e Nossa Senhora é especial. É atribuída à obra do Espírito a consagração e a santidade de Maria. Abaixo da abóbada temos a estrutura da ´cúpula denominada “tambor”. A estrutura de paredes verticais que acompanha o formato esférico da abóbada possui 12 janelas, e nelas os vitrais em tons de azul, são continuidade do céu estrelado.  Representam os doze frutos do Espírito Santo, conforme a carta de São Paulo: (Gl.5,22-23).  O tambor vem seguido por um anel, que traz a citação bíblica: “O que em Maria foi gerado vem do Espírito Santo” (Mt,1,20). Realizada a obra na cúpula do Santuário, as paredes internas foram pintadas, com cores que transmitam acolhida, aconchego, que motivem a prática orante e silenciosa para os fiéis. O próximo passo é a instalação do restante dos vitrais, onde estão três grandes janelas localizadas nas três fachadas e mais 16 janelas distribuídas pelo perímetro, e outros três vitrais em forma de semicírculos localizados sobre as três portas de acesso ao santuário. Os três grandes vitrais das fachadas do santuário retratam por meio de símbolos o milagre ocorrido em Caravaggio.  O vitral da fachada principal retrata a invocação da Virgem por meio do monograma “AM”, as letras iniciais da Ave Maria: saudação feita pelo Anjo Gabriel na hora da anunciação a Virgem Maria (LC 1,28).  Acima do monograma há uma coroa, significando a coroação de Maria por Deus, retratado mais acima por uma mão dentro de um círculo, representando a “Mão de Deus”.  Abaixo do monograma temos a frase: “Eis Tua Mãe”, ela é a Mãe da Igreja. O vitral da fachada lateral esquerda trazem as provas da aparição de Nossa Senhora em Caravaggio; são três milagres: pegadas deixadas de Nossa Senhora no solo do prado no instante em que ela desaparecia aos olhos de Joaneta: o segundo milagre é o surgimento de uma fonte de água, que antes não existia, havendo a partir disso muitos relatos de curas e milagres, no centro do vitral temos o terceiro milagre: um ramo seco cravado sobre a representação da água da fonte que corre em sua base. Dele brotam ramos verdes de flores vivas, como prova de sua aparição para o incrédulo Graziano. No vitral lateral direito temos o pedido da Virgem para Joaneta: A Virgem pede a vidente que comunique a todos que deverão jejuar a pão e água nas sextas-feiras em honra a Cristo e que celebrem os sábados seguintes, ao final do dia em devoção a ela. Esse pedido é retratado no vitral por meio de duas mãos unidas em forma de oração, segurado um terço. Elas estão ao centro de um círculo com a ladainha Santa Maria, Rogai por Nós. Elas estão voltadas para cima e para a parte superior do vitral onde estão três círculos que se entrelaçam e que representam a Santíssima Trindade. Atrás destas mãos há linha em vermelho e azul que se cruzam e forma uma cruz, que representa essa nova aliança de Deus para com seu povo por meio do sacrifício do cordeiro. Nas lunetas sobre as portas, os vitrais representam o Cristo. As janelas pequenas, mostram as partes de um terço, onde as contas serão representadas por rosas, um dos símbolos da Virgem. As obras contam a história da Igreja, através da ação da Santíssima Trindade e a intercessão da Virgem por seus filhos, que formam a Igreja Santa. Você conseguiu criar estas imagens em sua mente? Imagina isso tudo em realidade tridimensional e venha conferir nos próximos dias! 

Reitor - Padre Ricardo Fontana

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