santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

26/01/2023

123ª Romaria Votiva: segundo dia da novena com a Paróquia São Pedro e São Paulo de Nova Roma do Sul

Nesta quinta-feira, 26, às 20 horas, a missa terá a presença da Paróquia Santo Antônio de Forqueta, de Caxias do Sul.

O Santuário de Caravaggio promoveu na noite desta quarta-feira, 25, a segunda celebração preparatória a 123ª Romaria Votiva, acolhendo a Paróquia São Pedro e São Paulo, de Nova Roma do Sul. A missa foi presidida pelo Padre Gerson Bartelli, juntamente com os sacerdotes do Santuário. Nesta quinta-feira, 26, às 20 horas, a missa terá a presença da Paróquia Santo Antônio de Forqueta, de Caxias do Sul.

A programação da 123ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio, celebrada no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, ocorre tradicionalmente no dia 2 de fevereiro e celebrará o trabalho dos agricultores e a devoção por Nossa Senhora de Caravaggio. A festa também lembrará a importância do cuidado com a água e as nascentes. 

“Fonte viva e copiosa, rogai por nós” é o lema desta edição, que recorda a aparição na Itália e está representada em um dos novos vitrais do santuário. Ao todo, nove paróquias participaram da programação da 123ª Romaria Votiva.

A novena começa segue com celebrações que ocorrerão no Santuário e terão a participação de moradores de Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha.
O dia festivo (2 de fevereiro) contará com missas, récita do terço e a tão aguardada bênção das máquinas agrícolas.




PROGRAMAÇÃO


Missa ocorre às 20h no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio com a presença das comunidades:

 

3º dia – 26 de janeiro – Pa. Santo Antônio (Caxias do Sul)

4º dia – 27 de janeiro – Pa. São Marcos (Farroupilha)

5º dia – 28 de janeiro – Pa. Santa Cruz (Nova Milano)

6º dia – 29 de janeiro – Pa. Jesus Ressuscitado (Farroupilha)

7º dia – 30 de janeiro – Pa. N. Sra. do Rosário de Pompéia (Pinto Bandeira)

8º dia – 31 de janeiro – Pa. Jesus Bom Pastor (Farroupilha)

9º dia – 1º de fevereiro – Pa. Sagrado Coração de Jesus (Farroupilha)


Dia Festivo – 02 de Fevereiro

8h - Missa
10h - Missa Solene e bênção das máquinas agrícolas.
12h - Almoço Festivo
15h - Missa
17h - Missa
18h – Récita do Terço

História da Romaria Votiva

No final do século XIX, Farroupilha e região enfrentou uma grande estiagem. Já eram cerca de seis meses que não chovia. No dia 02 de fevereiro de 1899, realizou-se uma procissão para implorar a graça da chuva. Agricultores de várias comunidades vizinhas se dirigiram à Caravaggio a pé em uma caminhada de oração e penitência para suplicar a intercessão de Nossa Senhora. No mesmo dia, ocorreu uma chuva torrencial, que marcou profundamente o povo de toda a região. A chuva foi recebida como uma graça extraordinária. O padre e os paroquianos emitiram o voto de ser feita todos os anos, em fevereiro, uma festa de agradecimento a Nossa Senhora pela graça da chuva. É assim denominada a festa ou romaria votiva, que ocorre anualmente no dia 02 de fevereiro.

 

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias