santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

02/02/2023

123ª Romaria Votiva: nono dia da novena com a Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Farroupilha.

Nesta quinta, a programação contempla missas, récita do terço e a tão aguardada bênção das máquinas agrícolas.

O Santuário de Caravaggio promoveu na noite deste quarta-feira, 01, a nona celebração preparatória a 123ª Romaria Votiva, acolhendo a Paróquia Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Farroupilha. A missa foi presidida pelo pároco, padre Gilmar Paulo Marchesini, juntamente com os sacerdotes do Santuário. 

A programação da 123ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio, celebrada no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, ocorre tradicionalmente no dia 2 de fevereiro e celebra o trabalho dos agricultores e a devoção por Nossa Senhora de Caravaggio. A festa também lembra a importância do cuidado com a água e as nascentes. 

“Fonte viva e copiosa, rogai por nós” é o lema desta edição, que recorda a aparição na Itália e está representada em um dos novos vitrais do santuário. Ao todo, nove paróquias participaram da programação da 123ª Romaria Votiva.

O trabalho dos agricultores e a devoção por Nossa Senhora de Caravaggio serão celebrados nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, na 123ª edição da Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio, que ocorre no Santuário de Farroupilha. Momento de agradecer pelos frutos colhidos e pedir proteção para o trabalho e, sobretudo, à natureza. A festa que ocorre há 123 anos é fundamental para lembrar o cuidado com a vida e o meio ambiente. A programação iniciou-se no dia 24 de janeiro com celebrações que envolveram diversas comunidades de Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha.
Nesta quinta, a programação contempla missas, récita do terço e a tão aguardada bênção das máquinas agrícolas. 
 

Dia Festivo – 02 de Fevereiro

8h - Missa
10h - Missa Solene e bênção das máquinas agrícolas.
12h - Almoço Festivo
15h - Missa
17h - Missa
18h – Récita do Terço

História da Romaria Votiva

No final do século XIX, Farroupilha e região enfrentou uma grande estiagem. Já eram cerca de seis meses que não chovia. No dia 02 de fevereiro de 1899, realizou-se uma procissão para implorar a graça da chuva. Agricultores de várias comunidades vizinhas se dirigiram à Caravaggio a pé em uma caminhada de oração e penitência para suplicar a intercessão de Nossa Senhora. No mesmo dia, ocorreu uma chuva torrencial, que marcou profundamente o povo de toda a região. A chuva foi recebida como uma graça extraordinária. O padre e os paroquianos emitiram o voto de ser feita todos os anos, em fevereiro, uma festa de agradecimento a Nossa Senhora pela graça da chuva. É assim denominada a festa ou romaria votiva, que ocorre anualmente no dia 02 de fevereiro.

 

 
santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias