santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

01/02/2023

123ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio ocorre nesta quinta-feira

“Fonte viva e copiosa, rogai por nós” é o lema desta edição, que recorda a aparição na Itália e está representada em um dos novos vitrais do santuário.

 

O trabalho dos agricultores e a devoção por Nossa Senhora de Caravaggio serão celebrados nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, na 123ª edição da Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio, que ocorre no Santuário de Farroupilha. Momento de agradecer pelos frutos colhidos e pedir proteção para o trabalho e, sobretudo, à natureza. A festa que ocorre há 123 anos é fundamental para lembrar o cuidado com a vida e o meio ambiente. A programação iniciou-se no dia 24 de janeiro com celebrações que envolveram diversas comunidades de Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha.
Nesta quinta, a programação contempla missas, récita do terço e a tão aguardada bênção das máquinas agrícolas. 
 
“Fonte viva e copiosa, rogai por nós” é o lema desta edição, que recorda a aparição na Itália e está representada em um dos novos vitrais do santuário. A 123ª Romaria Votiva, abre as atividades alusivas aos 60 anos do novo Santuário, inaugurado no dia 02 de fevereiro de 1963. 
 

Participaram da programação as  paróquias de Nossa Senhora de Caravaggio (Farroupilha/ Flores da Cunha), Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul), Paróquia Santo Antônio (Forqueta, Caxias do Sul), Paróquia São Marcos (Farroupilha),  Paróquia Santa Cruz (Nova Milano, Farroupilha),  Paróquia Jesus Ressuscitado (Farroupilha),  Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (Pinto Bandeira), Paróquia Jesus Bom Pastor (Farroupilha) e Paróquia Sagrado Coração (Farroupilha).

Em cada celebração, as paróquias demonstraram emoção, entrega e devoção. Os líderes de cada comunidade levaram até o altar símbolos representando suas localidades, juntamente com cestas de frutas, resultado do trabalho árduo dos agricultores de cada paróquia.

Dia Festivo – 02 de Fevereiro

8h - Missa
10h - Missa Solene e bênção das máquinas agrícolas.
12h - Almoço Festivo
15h - Missa
17h - Missa
18h – Récita do Terço

História da Romaria Votiva

No final do século XIX, Farroupilha e região enfrentou uma grande estiagem. Já eram cerca de seis meses que não chovia. No dia 02 de fevereiro de 1899, realizou-se uma procissão para implorar a graça da chuva. Agricultores de várias comunidades vizinhas se dirigiram à Caravaggio a pé em uma caminhada de oração e penitência para suplicar a intercessão de Nossa Senhora. No mesmo dia, ocorreu uma chuva torrencial, que marcou profundamente o povo de toda a região. A chuva foi recebida como uma graça extraordinária. O padre e os paroquianos emitiram o voto de ser feita todos os anos, em fevereiro, uma festa de agradecimento a Nossa Senhora pela graça da chuva. É assim denominada a festa ou romaria votiva, que ocorre anualmente no dia 02 de fevereiro.

 

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias