Competidores percorreram 217 quilômetros em 60 horas de competição

A primeira edição da Ultramaratona Caminhos de Caravaggio ocorreu durante os dias 20, 21 e 22 de maio de 2021, em um trecho de 217 quilômetros que liga os Santuários de Caravaggio de Canela e Farroupilha. Foram mais de 100 corredores que se dividiram em quartetos, duplas ou de forma individual para atravessar a distância que contemplou os municípios de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Farroupilha.
A primeira edição estava agendada para maio de 2020 mas, com a pandemia recém iniciada na época, a organização preferiu adiar. Neste ano, os atletas passaram por testagem de covid-19 e seguiram com os cuidados necessários para o período. A prova teve limite de 60 horas de duração.

“A chuva e o frio foram obstáculos para nós da organização e para os atletas. Naquele momento, o apoio das pessoas durante o caminho, a superação, o apoio entre os atletas e a fé estiveram presentes, e foram de fundamental importância para que tudo transcorresse dentro do esperado”, avalia uma das organizadoras do evento, Ariane Belinot. “Foi uma realização para nós, organizadores, fazer algo tão grandioso, e que é comparado às melhores provas internacionais. Isso só foi possível graças a fé de cada um de nós, de que tudo correria bem, e de que com certeza conseguiríamos ter êxito no que nos foi proposto”, afirma.

 

Os participantes receberam medalha, camiseta e certificado de conclusão do Caminhos de Caravaggio, além de troféu para os que ocuparam da 1ª a 5ª colocação na prova.
O ultramaratonista Cristiano Marcelino ocupou o 8ª lugar na categoria geral masculino, e aprovou a realização do evento. “ A prova foi um grande sucesso e certamente atrairá um grande número de atletas na próxima edição. Digo isto criteriosamente com minha experiência de 10 anos de competição em provas maiores que 200 quilômetros, e já tendo competido muitas vezes fora do Brasil, em países como EUA, Portugal, França, Suíça, Itália, Argentina e Chile. Participei das mais grandiosas, diversas e respeitadas provas do planeta. A UMCC certamente está no patamar de muitas provas internacionais. Já estou fazendo muita propaganda positiva, indicando e recomendando esta prova aos muitos amigos e atletas do Brasil e do mundo todo”, descreveu.