As redes sociais do Santuário de Caravaggio agora passam a contar com uma websérie sobre a vida do beato Carlo Acutis. A iniciativa é conduzida pelo bispo emérito da Diocese de Caxias, Dom Alessandro Ruffinoni, que reside atualmente no Santuário, junto da equipe sacerdotal.

O beato Carlo nasceu em Londres mas viveu em Milão, e faleceu em 2006, aos 15 anos de idade, por conta de uma leucemia. Durante sua vida, o rapaz utilizou das tecnologias digitais para evangelizar e relatar seu encontro com Jesus.

Carlo é considerado um gênio pois, apesar de não ter completado os estudos especializados, conseguia dominar a criação de programas de computador complexos. A beatificação de Carlo proporcionou reflexões a respeito da juventude evangelista na era da internet.

 

Além de utilizar a internet e as redes sociais em favor da evangelização, Carlo também viveu uma vida dedicada à caridade e altruísmo, pela qual será lembrado. Conforme os relatos daqueles que estavam próximos do jovem quando esteve internado no hospital, ele manteve sua preocupação com o próximo até seus últimos dias.

Para o bispo Dom Alessandro Ruffinoni, o diferencial de Carlo foi seu testemunho de vida. ‘’Ele não fez coisas extraordinárias, mas na sua vida ordinária foi um adolescente extraordinário’’. O bispo conta que a motivação de sua iniciativa em criar a websérie foi a de inspirar os jovens a se espelharem em Carlo. ‘’Pensei de fazer algum programa para entusiasmar a juventude, os adolescentes, a imitar este jovem porque tinha uma característica interessante: era jovem, amava a Eucaristia, amava a Nossa Senhora, lia o evangelho, ajudava os pobres (…) e, sobretudo, era um jovem moderno, que era muito bom na informática. Então usava a informática, a internet, para evangeliza”, afirma o bispo.

 

Além do canal no Youtube do Santuário de Caravaggio, os vídeos que fazem parte da websérie também estarão disponíveis nas redes sociais. ‘’A minha intenção é que os jovens se unam para tentar viver esta vida de Carlo Acutis’’ afirma Dom Alessandro, enquanto reforça a importância de usar a internet e os meios de comunicação para pregar o evangelho.

 

 

 

Missas virtuais

 

Durante a pandemia do Coronavírus, os fiéis poderão acompanhar diversos conteúdos produzidos pelo Santuário de Caravaggio através das redes sociais. O horário das transmissões virtuais das missas está disponível no site.

Por conta da epidemia da COVID-19, a intensificação da evangelização através da internet reforça a importância do legado de Carlo Acutis. A fé ajuda a manter a esperança em meio ao atual cenário e, claro: o Santuário de Caravaggio zela pela espiritualidade dos fiéis, através da segurança das medidas de distanciamento social.