Tradicional celebração que ocorre há 121 anos, a Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio será realizada no mês de fevereiro em formato reduzido em função das medidas de contenção da covid-19. As mudanças foram necessárias para que, ao mesmo tempo em que não se formasse nenhum tipo de aglomeração de fiéis, a comemoração desta data tão importante não deixasse de acontecer. A 121ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio é realizada para festejar a colheita dos agricultores da região, para agradecer e pedir proteção à Nossa Senhora. Neste ano, o calendário do evento contemplará novena que começa em 24 de janeiro e segue até o dia festivo, 2 de fevereiro. As comunidades do entorno são convidadas a ir até o Santuário e participar das celebrações. Haverá restrição de público, obrigatoriedade do uso de máscara e álcool gel. Nesta edição, o lema da Romaria Votiva é “Curar a vida e cuidar da criação. Nossa Senhora de Caravaggio, rogai por nós!”.

 

 

Outra mudança significativa é que não haverá almoço comunitário ou procissões, nem a pé ou de tratores, uma das maiores tradições do evento. Sendo assim, não haverá bênção coletiva das máquinas agrícolas. “Também não faremos a colheita dos primeiros frutos para exposição e, posterior, distribuição nas entidades de Farroupilha, como sempre foi feito. Entendemos que não é o momento de colocar as pessoas em risco e de incentivar que as pessoas se aglomerem. Nossa igreja vive um momento de comunhão, de igreja em saída, de partilha. Por isso, precisamos que nossas ações sejam condizentes com os valores humanos e solidários que acreditamos. Rezamos para que a pandemia tenha logo um final. Esperamos que a vacina possa estar ao alcance de todos” acredita o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.

 

A HISTÓRIA
No final do século 19, Caravaggio (Farroupilha – RS) e comunidades dos arredores foram castigadas com uma forte estiagem. Foram mais de seis meses sem chuva. No dia 2 de fevereiro de 1899, decidiu realizar-se uma procissão para implorar a graça da chuva. O povo foi, a pé, de várias comunidades vizinhas para uma caminhada de oração e penitência, afim de suplicar a intercessão de Nossa Senhora.
No mesmo dia, ocorreu uma chuva torrencial que marcou profundamente o povo de toda a região. A chuva foi recebida como uma graça extraordinária concedida por Deus, pela mediação de Nossa Senhora. O padre e os paroquianos emitiram o voto de ser feita todos os anos, em fevereiro, uma festa de agradecimento à Nossa Senhora pela graça da chuva. É assim denominada a festa votiva (ou romaria votiva), que ocorre no dia 2 de fevereiro.

 

 

PROGRAMAÇÃO
Novena e Bênção da Vindima
Missas celebradas no Santuário, às 20h
24/01 – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio
25/01 – Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Pinto Bandeira)
26/01 – Paróquia Santo Antônio (Forqueta)
27/01 – Paróquia São Marcos
28/01 – Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)
29/01 – Paróquia Sagrado Coração de Jesus
30/01 – Paróquia Santa Cruz (Nova Milano)
31/01 – Paróquia Jesus Ressuscitado
01/02 – Paróquia Jesus Bom Pastor
Dia Festivo – 02 de Fevereiro
8h, 10h30min, 15h e 17h – Santa Missa
18h – Santo Terço