O mês de agosto é conhecido por ser destinado às vocações na Igreja Católica. Por isso, anualmente, a Diocese de Caxias do Sul vive este período de maneira intensa para dar ainda mais espaço, valor e propagar a importância destas manifestações de fé. Vocação é uma palavra derivada do verbo latino vocare que significa chamar e, portanto, é a resposta humana a um chamado divino. Por isso, nesta segunda-feira (31), às 20h, a Vigília Vocacional com Refrões e Cânticos de Taizé fará o encerramento do mês vocacional.

A programação ocorrerá no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e será transmitida pelas redes sociais para que, mesmo diante de um mundo que luta contra uma pandemia e necessita de isolamento social, seja possível parar, refletir, rezar e agradecer não só pelo chamado vocacional, mas também pelo dom da vida. “O mês de agosto é aquele que recorda nas comunidades, nos grupos de jovens e na catequese a dimensão vocacional da vida cristã. E refletir com os jovens, adolescentes e adultos que todos nós temos uma vocação específica dentro da igreja. E precisamos descobrir qual é! Seja para a vida religiosa, sacerdotal, a vida leiga, ou tantos trabalhos que existem dentro da comunidade”, explica o padre Marciano Guerra, Coordenador da Pastoral Vocacional.

 

 

Neste ano, toda a programação que celebrou o mês vocacional precisou ser feita de forma online – o que, garante padre Marciano, não diminuiu a intensidade das orações e reflexões acerca da temática. “Apesar da pandemia, vamos poder celebrar nossas vocações, ainda que de forma online. É uma alegria encerrar o mês vocacional rezando por todas as vocações”, encerra o padre.

 

COMO ACOMPANHAR

– Vigília Vocacional com cânticos de Taizé nesta segunda-feira, 31 de agosto

– Transmissão começa às 20h pelo Facebook, Instagram e YouTube do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e YouTube da Pastoral Vocacional.