O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio está em constante mudança para que a imponência da devoção por Caravaggio ganhe a devida beleza e proporção. Por isso, neste 2020, a igreja passou por melhorias internas e externas que já podem ser visitadas pelos fiéis. Além do devoto poder visitar a igreja neste período para conferir as novidades – é claro que usando máscara e álcool gel, é possível visualizar o resultado por meio das belas imagens aéreas e internas que o fotógrafo Neimar de Cesaro produziu. Boa parte das melhorias foram executadas contando com o apoio financeiro de doações de fiéis que ocorreram antes da pandemia.

 

 

As mudanças são bastante perceptíveis e começam logo que o devoto chega na igreja, já que há nova pintura externa, com uma nova paleta de cores mais neutras. E ao entrar no Santuário, é difícil não se impressionar com a beleza da pintura da abóboda feita pelo artista sacro Cristtiano Fabris. Ela orna perfeitamente com a mensagem que os também novos 12 vitrais passa ao público. É possível enxergar menções ao Espírito Santo e à Mãe de Deus – simbologia necessária justamente pelo Santuário de Caravaggio ter a temática mariana como pilar.

 

 

O azul, que remete ao tom celeste, é a cor que predomina. Ao centro, uma pomba de 3,8 metros remete ao Espírito Santo e está desenhada na abóbada do Santuário, cuja dimensão é de mais de 10 metros de diâmetro. “A pomba branca nos recorda a paz, e também o Espírito Santo que pairava sobre as águas no Livro do Gênesis. Além disso, a relação de Nossa Senhora de Caravaggio com a água é muito especial. É a Nossa Senhora da Fonte da Itália”, exemplifica padre Jocimar Romio, da equipe sacerdotal do Santuário.

Além das mudanças arquitetônicas, o devoto encontra outra facilidade elencada como uma das prioridades para receber de forma adequada o público. Trata-se da reforma dos banheiros, tanto feminino quanto masculino, próximo do mirante do Santuário. Além de receber novo piso, novos aparelhos sanitários e espaço para fraldários, o espaço também oferece agora acessibilidade.

 

 

“Sabemos que o momento ainda é de restrições de passeios e viagens, e que a hora é ideal para que todos nós cuidamos de nossa saúde. Mas as mudanças foram feitas ao longo desse 2020 atípico e diferente, vislumbrando melhorias que perpetuarão nos próximos tempos, já que o fluxo de visitantes costuma ultrapassar 1 milhão de pessoas por ano. Queremos que a experiência de fé e religiosidade seja completa e que o fiel tenha estrutura para seu passeio”, explica o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.

Fiéis podem ajudar pela internet

Fiéis podem contribuir pela internet

A pandemia trouxe muitos desafios e, no Santuário, um deles diz respeito ao impacto na diminuição da contribuição financeira dos devotos. Isso porque com menos missas presenciais e a recomendação de evitar qualquer tipo de aglomeração, menos pessoas passaram a estar presentes no Santuário e, assim, deixaram de destinar qualquer doação financeira. Toda a verba arrecadada é revertida em reparos, obras, melhorias e ações que beneficiam o Santuário e a comunidade envolvida.

Por isso, o Santuário acrescenta entre as formas de doação a transferência por QRCode pelo Pix, nova modalidade do Banco Central. O código QRCode ficará disponível durante a transmissão de missas e nos demais conteúdos das redes sociais do Santuário.

 

COMO USAR

– Abra o aplicativo do seu banco, faça seu login;

– Acesse a aba PIX e após Pix com QRCode;

– Ao abrir a câmera, aponte para o QRCode abaixo. Pronto! Digite o valor da doação e confirme a operação. O Santuário agradece a colaboração!

 

AS MELHORIAS:

– Pintura externa do Santuário;

– Pintura interna, com espaço especial para a abóboda e instalação de novos vitrais;

– Reforma dos banheiros destinados ao público.