Convite feito pelo Santuário é para que sacerdotes tragam palavras de esperança aos fiéis.

 

 

O Santuário de Caravaggio convidou padres da Diocese de Caxias do Sul para falar sobre a 142 ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, que ocorrerá pelo segundo ano consecutivo de forma virtual, em virtude das normas de contenção da covid-19. Justamente por este cenário, alguns padres não poderão comparecer pessoalmente ao evento e, por conta disso, gravaram vídeos que levam palavras de fé para os fiéis.

 

Os depoimentos trazem diferentes olhares sobre a romaria e seu lema, que é: “Ó Maria, Mãe de Caravaggio, ajudai-nos a estar a serviço da vida como compromisso de amor”. O cartaz da festa traz ainda o selo ‘Vida que cuida da vida: rogai por nós’, lembrando também sobre a responsabilidade que cada um de nós tem sobre a vida do próximo, especialmente em um momento de pandemia em que cada ato de cuidado reflete diretamente na saúde de quem nos cerca.

 

Para o padre Jaime Gusberti, da paróquia Cristo Operário, Nossa Senhora traz uma mensagem de conexão com Cristo e, através dela, a igreja pode estar sintonizada com a humanidade, intercedendo pela vida e pelo fim do sofrimento. O religioso descreve as características da padroeira, que servem de inspiração para todos os devotos. “Uma mulher de oração, profundamente sintonizada com Deus, na humanidade, na simplicidade e na escuta de Deus. Uma mulher missionária, capaz de ir ao encontro das pessoas sempre propondo essa sintonia com Deus na espera do Messias, o salvador da humanidade”.

 

 

Padre Jocimar Romio, do Santuário de Caravaggio, afirma que, em meio ao sofrimento e ao isolamento provocados pela pandemia, é a fé que permite a conexão com Deus, essencial para enfrentar esse momento. “A pandemia nos afastou uns dos outros, pelo risco de contaminação a vida social foi prejudicada, os relacionamentos afetados. Mas a fé pode nos manter em comunhão com Deus”.

 

 

Já padre Jairo Gusbeti, da Paróquia Cristo Operário, faz uma súplica e pede à Maria: “dá-nos o teu olhar consolador em meio a uma humanidade que sofre as consequências do COVID-19”. Ele também pede pelo amor e consolo, tão necessários em tempos de pandemia. “Ajudai-nos nesse bom propósito de defender a vida onde ela está machucada e ferida”.

 

 

A pandemia fez com que a romaria precisasse acontecer de forma virtual, para proteger os fiéis do coronavírus. Para o padre Leonardo Pereira, da Igreja São Pelegrino, essas são medidas de responsabilidade para com a vida. Ele também intercede para que Nossa Senhora de Caravaggio cuide de todas as famílias nesse momento.

 

Funcionamento da 142 ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio

 

A romaria deste ano acontecerá de forma exclusivamente virtual. Os fiéis poderão assistir às missas pelas redes sociais do Santuário, no Facebook, YouTube e Instagram.

Quarta-feira, 26 de maio

Missas: 8h, 10h30min, 15h, 17h

Terço: 14h

 

Como acompanhar:

:: Pelas redes sociais do Santuário: YouTube, Facebook e Instagram.

 

O DRIVE-THRU DA FÉ

:: Uma estrutura situada na Avenida Dom José Bárea, nas proximidades ao Santuário, permitirá que dois carros por vez recebam a bênção dos padres. Os participantes são convidados a destinar um quilo de alimento não-perecível. A recomendação é que os ocupantes do carro permaneçam no interior do veículo durante a ação.

:: O motorista sairá pela Rua 02 de Fevereiro, na lateral do Santuário. Haverá suporte da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual e da Fiscalização de Trânsito para orientar os motoristas.