A estátua foi restaurada por Gilmar Pocai

 

A imagem do Sagrado Coração de Jesus, confeccionada originalmente pelo Atelier Zambelli, retornou ao Santuário de Caravaggio após ser restaurada pelo artista Gilmar Pocai – artista que já desenvolveu outros trabalhos ao Santuário, como a escultura de Nossa Senhora de Caravaggio que ocupa a rótula na RSC-453, em Farroupilha. A estátua do Sagrado Coração de Jesus foi enviada para restauração após a constatação de que estava muito deteriorada em função do tempo. Não há registros da data de criação da estátua, que faz parte do Santuário há muitas décadas.

 

O artista plástico Pocai constatou que a imagem ainda conservava sua cor original, e por isso, houve um esforço para manter esse aspecto conservado. Para isso, a estátua foi higienizada e uma base foi aplicada sobre ela – assim, todas as características originais ficaram preservadas com essa base. Em seguida, a imagem recebeu uma nova cromia que obedeceu às cores originais.

 

Pocai ainda contou que, durante a restauração, a simetria dos ornamentos e das vestes foi melhorada. Felizmente, a imagem não possuía nenhum problema estrutural e contava apenas com marcas por conta do manuseio. A higienização também foi importante para remover as sujeiras que acumularam com o tempo.

 

 

Agora, o Sagrado Coração de Jesus retorna ao seu lar restaurado e preservado para acompanhar as transmissões das missas, que acontecem de forma online por conta da pandemia. A igreja permanece de portas abertas para visitação do público, com restrição do número de visitantes e uso obrigatório de máscara.

 

 

 

Sobre a obra

 

A escultura apresentava, além de sujeira, danos no suporte dos dedos da mão, perda de cores, rachaduras, e outras falhas que atingiam pontos como dobras do manto e também do cabelo de Jesus.

Como forma de valorizar e vitalizar a imagem, a cor interna do manto passou por uma pequena mudança, justamente para valorizar as cores complementares. A parte interna do manto recebeu também uma nova ornamentação.

 

Ficha técnica:

 

Obra: Sagrado Coração de Jesus

Autor: Atelier Zambelli

Técnica: Escultura policromada

Suporte: em gesso e madeira

Dimensões: 2,1 metros x 1,26 metros

Restaurador: Pocai Arte e Restauro