Honraria foi conferida pelos inúmeros trabalhos pastorais realizados pelo sacerdote, na cidade

Na noite desta quarta-feira, 18, em sessão solene na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, foi concedido ao padre Gilnei Fronza, reitor do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, o título de Cidadão Caxiense. Marcada pela emoção e pelo sentimento de gratidão, a solenidade, que durou cerca de uma hora e meia, contou a presença de cerca de 200 pessoas, entre familiares, amigos, colegas e fiéis. A honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo 381/A, tendo como proponente principal a vereadora Gladis Frizzo (PMDB), e como signatários, Denise Pessôa (PT), Elói Frizzo (PSB), Felipe Gremelmaier (PMDB), Flavio Cassina (PTB), Paulo Périco (PMDB) e Renato Oliveira (PCdoB).

Durante a homenagem, a vereadora Gládis Frizzo (PMDB) utilizou a tribuna e, em nome de todo o Legislativo caxiense, relembrou o trabalho social e humanitário realizado pelo padre GilneI Fronza ao longo de sua vida sacerdotal, em especial nas comunidades aonde atuou em Caxias do Sul. Além disso, quem também prestou a sua homenagem foi o Frei Jaime Bettega, que por meio de um vídeo, parabenizou o religioso pelo empenho destinado a tantas pessoas. E para encerrar o ciclo de homenagens, o presidente da Casa Legislativa, Alberto Meneguzzi (PSB) lembrou de sua relação pessoal com o mesmo e sobre a luta incessante pelos direitos iguais para todos.

Ao usar a tribuna para manifestação, o padre Gilnei Fronza agradeceu as tantas pessoas que fizeram parte da sua trajetória, tanto em Caxias do Sul, durante as mais de duas décadas de trabalho na cidade, como na comunidade de Caravaggio, em Farroupilha, onde hoje atua como reitor do consagrado Santuário. Além disso, o agraciado da noite também lembrou do importante papel da família no processo de formação de verdadeiros seres humanos.

 

No fim da congratulação, o músico e assessor de comunicação do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, Leandro Ávila, juntamente com sua família, prestaram sua homenagem com a apresentação de algumas músicas e palavras de agradecimento pela dedicação do padre e amigo Gilnei Fronza a toda comunidade de Caravaggio.

 

Também prestigiaram a solenidade o bispo emérito Dom Paulo Moretto e o vigário-geral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Pereira.

 

 

 

Miriam Caravaggio