Um período importante e significativo para a vida cristã de crianças da comunidade de Caravaggio se encerrou na última semana com uma celebração marcante. Trata-se do encerramento da Catequese, que neste ano começou as atividades na primeira sexta-feira do mês de março, na missa do Apostolado da Oração. A celebração de encerramento ocorreu no sábado (14), no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. Foram 46 crianças que participaram.

Os encontros ocorrem aos sábados, a partir das 13h30min, e costumam durar entre 1 hora e 1h30min. Uma vez ao mês, há a celebração da missa da catequese no Santuário Antigo, celebrada pelo padre Jocimar Romio.

“Neste ano, encerramos com uma bonita celebração, houve a entrada de Maria e José com o menino Jesus, no final teve a partilha do pão, cada pessoa que estava no santuário veio na fila pegar um pedacinho de pão oferecido por Maria e José”, descreve uma das catequista . Ainda não há data definida para as inscrições do próximo ano, mas a partir de fevereiro, as crianças podem ser inscritas na Infância Missionária. A idade aceita é a partir de seis anos.

 

 

A infância missionária

A tarefa da Infância Missionária é conscientizar as crianças, desde a infância, a respeito da fé, da religião, do amor de Deus, suscitar nelas o espírito missionário, “ajudando as crianças por meio das crianças”. Consiste em despertar, formar, fomentar a ação missionária infantil. Desde cedo, uma criança pode pertencer à “Infância Missionária”, que congrega meninos e meninas nas paróquias, escolas e comunidades para a animação missionária.

Os encontros são quinzenais. Entre as atividades, estão desenho, pintura, contação de histórias e demais exercícios que estimulem a fé e retratem os valores da vida de um cristão.