Pelo segundo ano consecutivo, a tradicional Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, acontece em formato virtual para evitar aglomerações em um momento tão delicado. Por isso, a 142ª edição da Romaria terá a programação transmitida pelas redes sociais do Santuário em três dias de muita celebração e oração. Além disso, desta vez, uma ação presencial tornará o dia 26, data votiva de Caravaggio, ainda mais especial: trata-se do Drive-Thru da Fé, onde os padres abençoarão ocupantes de carros que se dirigirem ao Santuário. Motorista e passageiros irão permanecer no interior do veículo durante a ação, e são convidados a destinar um quilo de alimento não-perecível para doação à comunidade.

O lema desta 142ª edição da Romaria é “Ó Maria, Mãe de Caravaggio, ajudai-nos a estar a serviço da vida como compromisso de amor”. O cartaz da festa traz ainda o selo ‘Vida que cuida da vida: rogai por nós’, lembrando também sobre a responsabilidade que cada um de nós tem sobre a vida do próximo, especialmente em um momento de pandemia em que cada ato de cuidado reflete diretamente na saúde de quem nos cerca.

 

 

 

“O ser humano está se mostrando capaz de fechar-se em um egoísmo e uma indiferença que o desumaniza. As pessoas preferem pensar nos próprios problemas, sem querer ver o sofrimento e as dificuldades do outro. Está se tornando incapaz de colocar-se no lugar do outro, ter a capacidade de compreensão, de entender o momento e as situações difíceis. Ele se esquece facilmente que somos irmãos. O apelo que brota em forma de súplica na Romaria de Caravaggio é para estarmos à serviço da vida! Vida que está tão fragilizada neste tempo de pandemia. Há um clamor: Vida que cuida de vida. Então, estamos entre o luto e a esperança”, comenta o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.

A Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio costumava reunir mais de 100 mil pessoas que peregrinavam até o Santuário, vindas de cidades vizinhas para demonstrar sua devoção à Mãe de Caravaggio. Na última edição, transmitida nas redes sociais, os conteúdos alcançaram mais de 1 milhão de acessos, demonstrando a importância da religiosidade e fé também no espaço virtual. Em 2021, bem como no ano passado, não haverá estrutura de apoio ao longo do caminho ou no entorno do Santuário, serviço de transporte (ônibus), distribuição de água ou banheiros disponíveis ao público. A igreja deve permanecer de portas fechadas.

 

 

HORÁRIOS DE MISSA

Sábado, 22 de maio                         

Missas: 8h, 10h30min, 15h, 17h

Terço: 14h

Domingo, 23 de maio

Missas: 8h, 11h*, 15h, 17h

Terço: 14h
*Na missa das 11h do domingo, 23 de maio, será realizada a 1ª edição das Pré-Romarias Online

Quarta-feira, 26 de maio

Missas: 8h, 10h30min, 15h, 17h

Terço: 14h

 

Como acompanhar:

:: Pelas redes sociais do Santuário: YouTube, Facebook e Instagram.

Tríduo preparatório

Dias 23, 24 e 25: missa às 17h com transmissão pelas redes sociais do Santuário e também na TV Canção Nova

 

O DRIVE-THRU DA FÉ

:: Uma estrutura situada na Avenida Dom José Bárea, nas proximidades ao Santuário, permitirá que dois carros por vez recebam a bênção dos padres. Os participantes são convidados a destinar um quilo de alimento não-perecível. A recomendação é que os ocupantes do carro permaneçam no interior do veículo durante a ação.

:: O motorista sairá pela Rua 02 de Fevereiro, na lateral do Santuário. Haverá suporte da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual e da Fiscalização de Trânsito para orientar os motoristas.

:: A ação ocorrerá no dia 26 de maio, data votiva de Caravaggio e feriado municipal em Farroupilha e Caxias do Sul. A programação deve se estender das 8h às 16h.

:: O Santuário reforça que no final de semana que antecede o evento, dias 22 e 23, também não haverá qualquer tipo de estrutura disponível ao público. A igreja deve permanecer fechada, e a programação será transmitida pela internet.

::  Não haverá estrutura de apoio ao longo do caminho ou no entorno do Santuário, serviço de transporte (ônibus), distribuição de água ou banheiros disponíveis ao público. A igreja deve permanecer de portas fechadas. As medidas são necessárias porque há receio de que se forme aglomeração nesta data, já que é um evento tradicional da Serra Gaúcha. No entanto, a equipe do Santuário e das prefeituras conta com o bom senso e a compreensão da população neste momento em que o Brasil enfrenta alto índice de contágio e número elevado de mortes ocasionadas pelo coronavírus.