A Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, aconteceu pelo segundo ano consecutivo sem o convite aos féis para assistir às missas de forma presencial, em virtude da pandemia. Se antes as ruas que contornavam o Santuário Diocesano amanheciam repletas de caminhantes, em 2021 o cenário foi diferente, já que os devotos chegaram até o Santuário de carro. Eram convidados a deixar alimentos para doação e, na sequência, recebiam a bênção dos padres, sem que passageiro ou motorista precisassem descer do automóvel, para garantir a segurança de todos em um momento tão delicado. Estima-se que 10 toneladas de alimentos foram arrecadadas nas mais de oito horas de Drive-Thru da Fé, evento realizado pela Prefeitura de Farroupilha e pelo Santuário. De acordo com a Brigada Militar, mais de 3,2 mil carros passaram pelo ponto de bênção até as 17h, fazendo com que o dia 26 de maio fosse marcado por solidariedade, religiosidade e devoção. Sem estrutura de apoio disponível aos romeiros e com a igreja de portas fechadas, não houve registro de problemas por aglomeração.
Toda a programação foi transmitida pelas redes sociais do Santuário. Os conteúdos transmitidos pelo YouTube, Instagram e Facebook alcançaram pelo menos 1,2 milhão de visualizações, no sábado, domingo e nesta quarta (26, até 16h), dias em que houve programação voltada à romaria. Ano passado, primeiro ano de romaria virtual, o alcance também alcançou a marca de 1 milhão de acessos.

“Nós somos muitos, somos milhares. Nossa conquista é também porque as pessoas entenderam que não havia proibição de estar aqui, mas sim uma orientação de que neste momento, o melhor era não aglomerar. O Drive-Thru é uma maneira encontrada de estarmos aqui mais seguros. Tem devoto que é de carteirinha, que prestigia o dia 26, e que este dia faz parte de sua história. Assim, ele pode viver o dia 26 de forma diferente e segura”, explica o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.
Dom José Gislon, Bispo Diocesano de Caxias do Sul, conduziu a missa das 10h30min. Na homilia, o bispo recordou o momento difícil que a sociedade atravessa, e relembrou a importância da devoção e religiosidade para enfrentar as adversidades. “Diante da realidade que está ferindo a vida de tantas pessoas e famílias, nesta 142ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, colocamos diante do olhar materno da Virgem Maria todas as realidades que nos envolvem. Podem ser de alegria, de esperança, mas também de quem carrega consigo a dor da perda, que tem tocado o coração de muitas pessoas e famílias neste momento. A dor que fere os sentimentos por não podermos nos despedir de forma adequada de quem fazia parte de nossa vida, e partiu de forma inesperada”, refletiu o bispo.

 

O Drive-Thru da Fé
Padres do Santuário e também de diferentes paróquias da Diocese de Caxias do Sul revezaram-se para atender a todos os carros que chegaram até a esplanada. Natasha Toniazzi Uchoa, de Porto Alegre, e a mãe Evaniza Bertuol Toniazzi, de Bento Gonçalves, até pararam rapidamente para tirar uma foto da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, após receberem a bênção. “Somos devotas de Nossa Senhora, e hoje é dia de pedir por saúde para nossa família e agradecermos por tudo. Gostamos muito da iniciativa”, comentou Natasha. Padre Renan Dall’Agnol, que trabalha há 2 anos no Santuário, foi um dos sacerdotes que participou da ação. “Chegaram pessoas até de outros Estados, que nos acompanham pelas redes sociais e quiseram vir até nós. Alguns tiram foto, outros deixam lembranças, crianças deixaram desenhos… Todos manifestaram sua fé e devoção por Nossa Senhora de Caravaggio”, avaliou o padre.
O lema desta 142ª edição da Romaria foi “Ó Maria, Mãe de Caravaggio, ajudai-nos a estar a serviço da vida como compromisso de amor”. O cartaz da festa traz ainda o selo ‘Vida que cuida da vida: rogai por nós’, lembrando também sobre a responsabilidade que cada um de nós tem sobre a vida do próximo, especialmente em um momento de pandemia em que cada ato de cuidado reflete diretamente na saúde de quem nos cerca.

 

OS NÚMEROS
:: Drive-Thru da Fé: 10 toneladas de alimentos arrecadados. E 3,2 mil carros participaram da bênção até as 17h.
:: Nas redes sociais, o conteúdo alcançou 1,2 milhão de visualizações nas plataformas digitais, sendo mais de 700 mil só no Facebook. Foram três dias de programação virtual voltada à romaria: sábado (22), domingo (23) e quarta-feira (26). O balanço foi emitido às 16h desta quarta, não incluindo os dados da missa celebrada às 17h.
:: A missa das 10h30min foi transmitida na Rede Canção Nova de Comunicação, chegando para a televisão aberta brasileira e de Portugal.