“Curar a vida e cuidar da criação” é o lema da 121ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio do Santuário de Farroupilha. O Santuário de Caravaggio, recebeu nesta segunda-feira, 01, mais uma celebração em preparação a 121ª Romaria Votiva, acolhendo a Paróquia Jesus Bom Pastor. A missa foi presidida pelo Padre José Mussoi.

 

 

Tradicional celebração que ocorre há 121 anos, a Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio será realizada no mês de fevereiro em formato reduzido em função das medidas de contenção da covid-19. As mudanças foram necessárias para que, ao mesmo tempo em que não se formasse nenhum tipo de aglomeração de fiéis, a comemoração desta data tão importante não deixasse de acontecer. A 121ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio é realizada para festejar a colheita dos agricultores da região, para agradecer e pedir proteção à Nossa Senhora.Outra mudança significativa é que não haverá almoço comunitário ou procissões, nem a pé ou de tratores, uma das maiores tradições do evento. Sendo assim, não haverá bênção coletiva das máquinas agrícolas.

 

Veja mais fotos na Veja mais fotos na página do Santuário no Facebook:

A HISTÓRIA
No final do século 19, Caravaggio (Farroupilha – RS) e comunidades dos arredores foram castigadas com uma forte estiagem. Foram mais de seis meses sem chuva. No dia 2 de fevereiro de 1899, decidiu realizar-se uma procissão para implorar a graça da chuva. O povo foi, a pé, de várias comunidades vizinhas para uma caminhada de oração e penitência, afim de suplicar a intercessão de Nossa Senhora.
No mesmo dia, ocorreu uma chuva torrencial que marcou profundamente o povo de toda a região. A chuva foi recebida como uma graça extraordinária concedida por Deus, pela mediação de Nossa Senhora. O padre e os paroquianos emitiram o voto de ser feita todos os anos, em fevereiro, uma festa de agradecimento à Nossa Senhora pela graça da chuva. É assim denominada a festa votiva (ou romaria votiva), que ocorre no dia 2 de fevereiro.

PROGRAMAÇÃO
Dia Festivo – 02 de Fevereiro
8h, 10h30min, 15h e 17h – Santa Missa
18h – Santo Terço