No sábado, 27 de abril, estiveram reunidos no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio o grupo de Leigos Missionários Scalabrinianos para a assembleia anual. O encontro contou com a presença de 60 membros, representando os núcleos das Regiões de Porto Alegre e Caxias do Sul, que tem como tradição realizar tal evento sempre no sábado após a Páscoa no Santuário. O objetivo da assembleia deste ano é estudar e elaborar o plano de ação da nova reorganização do Movimento, levando em consideração os Estatutos LMS e o Documento Final da VI Assembleia Geral do Movimento.

 

O Movimento dos Leigos Missionários Scalabrinianos que já existe há mais de 20 anos, está ligado ao carisma do fundador, Beato João Batista Scalabrini, no trabalhos com os migrantes e refugiados.

 

O intuito do movimento leigo é vivenciar, de modo específico, o chamado vocacional do Batismo e a dimensão eclesial por meio da partilha e da participação ao carisma Scalabriniano, no anúncio de Jesus Cristo e no testemunho da identidade de Leigo Missionário Scalabriniano nos diversos âmbitos da vida quotidiana e no empenho missionário entre os migrantes, para que “de todo o povo se forme um único povo e de toda a humanidade um só rebanho, guiado por um só pastor”. (Diretrizes Gerais, n.2)

 

O encontro teve início às 8hs com a acolhida dos participantes, seguido de um momento de oração e espiritualidade scalabriniana. Dentro da programação o grupo refletiu temáticas sobre interconectividade e comunhão, a elaboração do plano de ação do movimento e a eleição do novo conselho para o próximo triênio. A conclusão do encontro foi marcada pela Celebração Eucarística no Santuário, às 15hs.