Cinco cidades da Serra Gaúcha receberam a visita da imagem centenária de Nossa Senhora de Caravaggio neste domingo, 17 de maio. A comitiva do Santuário de Farroupilha percorreu hospitais de Farroupilha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. A iniciativa ocorreu em virtude da realização da 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, que será exclusivamente virtual. Em função da pandemia, esta edição será de portas fechadas e sem a presença de fiéis.

 

 

A imagem de Nossa Senhora foi transportada a bordo de uma camionete antiga, da década de 1950, e recebeu acenos de devotos, aplausos e orações. Ao entrar em cada cidade, as buzinas dos carros identificavam a cena que ocorria ali: era hora de prestar uma homenagem à Mãe de Caravaggio, cuja estátua ficou estacionada alguns minutos defronte cada instituição de saúde. Em Caxias do Sul, a comitiva visitou os hospitais Pompéia, Saúde, Geral, Círculo e Unimed. Nas demais cidades, foi visitado o único hospital de cada município. A ação iniciou por volta das 9h e se encerrou perto das 14h.

 

 

“Este dia foi tão diferente quanto a romaria deste ano. Mas ele não é nada extraordinário porque Nossa Senhora sempre cuidou e sempre teve atenção aos doentes. Por isso, quando decidimos que não haveria romaria presencial, pensamos também naqueles que clamam e esperam por saúde. A romaria acontece de uma forma diferente, de uma maneira real, uma maneira presente nas comunidades, que foi o que aconteceu nesse domingo”,definiu o padre Gilnei Fronza, reitor do Santuário.

Equipes de profissionais da saúde se reuniram para receber a bênção em diferentes hospitais, além de familiares de pacientes que estavam internados nas instituições.