Faltando exatamente um mês para a 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, celebrada anualmente em 26 de maio – data da aparição da Virgem na Itália -, o Santuário de Farroupilha lança o hino e seu clip para o público. Neste ano, o lema da festa é um pedido para que Nossa Senhora nos dê forças diante de problemas tão graves que a pandemia causa ao mundo: “Ó Maria, mãe compassiva, ajudai-nos a cuidar o dom da vida!” é o tema que norteia a 141ª Romaria.

 

 

A música e o clip, que já estão disponíveis no YouTube, traduzem justamente este pedido de um mundo com mais saúde, mais compaixão e solidariedade. A letra e música é de autoria de Leandro Ávila, e outros cinco músicos fazem parte da versão final. Um detalhe importante é que os músicos enviaram sua participação gravada de casa – justamente para evitar qualquer risco de contaminação do corona vírus. “Nesta hora de dor e indiferença, esta é uma temática que representa nosso pedido enquanto sociedade: o dom da vida é o que temos de mais importante, então nos resta cuidarmos um do outro e manter-se em reflexão e oração”, convida o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.

“Ó Maria mãe do cuidado, neste tempo de enfermidade e provação, para proteger a vida, despertai nosso louvor, despertai a nossa oração”: a frase que dá início ao hino transmite bem a sensação de que, com fé e compaixão, a situação de tanta dificuldade pode ser encarada de forma um pouco menos dolorosa. “Neste tempo de enfermidade e provação para proteger a vida, despertai nosso louvor, despertar a nossa oração: é quase uma oração, uma súplica para que tenhamos a proteção da Virgem de Caravaggio neste momento de tanta dificuldade e dúvida”, descreve Leandro.

A programação de missas e preparação para a data festiva não deixará de ocorrer em 2020, ainda que possa ser feita exclusivamente de forma virtual.

 

 

 

LETRA DO HINO

Ó Maria mãe do cuidado
Neste tempo de enfermidade e provação
pra proteger a vida,
Despertai nosso louvor, despertai a nossa oração
Pra que venha o vosso reino, de justiça de amor
por todos os povos da terra
nosso clamor, nossa oração

Ó mãe de Caravaggio, Ó Maria, mãe compassiva
Ajudai-nos a vencer a indiferença, a cuidarmos do Dom da vida.
Ó mãe de Caravaggio, Ó Maria, mãe tão querida
Ajudai-nos a vencer a indiferença, a cuidarmos do Dom da vida.

Ó Maria, mãe de ternura,
Ensinai-nos, a verdadeira compaixão
Dai-nos a graça de reconhecer teu filho,
No rosto de todos os irmãos,
No pobre, na criança , no idoso, no encarcerado,
Em quem tem fome de amor,
Em quem que tem fome de pão.

 

Ficha técnica:

 

Autor de letra e música: Leandro Ávila

Arranjo e produção: Rodrigo Ziliotto

Violão, Contrabaixo e Instrumentos virtuais: Rodrigo Ziliotto

Piano: Luis Henrique “New”

Guitarra: Renan Marchetto

Voz: Leandro Ávila, Mariana Ávila e Camila Mugnol

Vocais: Gilmar Ziliotto, Mariana Ávila e Rodrigo Ziliotto