Dia 6 de janeiro é conhecido no mundo todo como Epifania, ou Dia de Reis: é a festa comemorada para lembrar quando os três reis magos, guiados pela estrela de Belém, encontraram o menino Jesus. Eles traziam presentes para a criança, incenso, ouro e mirra. No Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, além desta importante comemoração, o dia 6 de janeiro foi marcado por mais um encontro do Terço dos Homens Nossa Senhora de Caravaggio.

 

 

 

Em uma noite agradável, 82 homens participaram do encontro. Eles rezaram o terço, pediram as bênçãos de Maria para as famílias, o trabalho, as necessidades individuais e coletivas. Louvores e agradecimentos foram apresentados, junto da apresentação da Caixa dos Pedidos. Além disso, cada um formou o terço oferecendo rosas para Caravaggio. A despedida foi em frente ao sacrário, marcando, assim, mais um momento forte de religiosidade e devoção.

 

 

Para marcar a data de Dia de Reis, outros símbolos do dia foram rememorados: a entrada do Menino Jesus e a folia do Terno de Reis. A Folia dos Reis, que começou em Portugal, termina um ciclo de festas que se inicia na noite de Natal, data em que os reis receberam a mensagem do nascimento. A comemoração também é conhecida como Terno dos Reis ou Santos Reis.

 

 

O próximo encontro do Terço dos Homens ocorrerá no dia 3 de fevereiro, às 20h, no Santuário de Caravaggio. Esperamos o “sim” de todos os homens para este convite de Maria!

 

Fotos: Mariana Ávila