O Santuário de Caravaggio recebeu nesta quarta-feira, 29, em preparação a 120ª Romaria Votiva, a paróquia Santo Antônio de Forqueta.

A missa foi presidida pelo Padre Celso Luís Ciconetto e concelebrada pelos padres: Gilnei Fronza, Jocimar Romio e Paulo Salvi. Hoje. Padre Celso refletiu na homilia sobre o tema da romaria: “Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação”.

Nesta quinta-feira, 30 de janeiro, às 20 horas, a celebração acontece novamente no Santuário, a cargo da Paróquia Jesus Bom Pastor.

Durante as próximas cinco noites da novena, as celebrações serão realizadas no Santuário de Caravaggio. Por fim, o dia 1 de fevereiro, a programação começa às 10h30min com missa solene, procissão e bênção das máquinas agrícolas.

O almoço festivo ocorre às 12h30min. À noite, haverá procissão luminosa que parte às 20h da Avenida Dom José Baréa até o Santuário. Para o dia votivo, 2 de fevereiro, a comunidade terá uma missa especial celebrada às 11h.

 

Confira o vídeo com o Padre Celso Luís Ciconetto:

 

Meditação com as palavras do Papa Francisco: A situação atual do mundo gera um sentido de precariedade e insegurança, mas nem tudo está perdido, porque os seres humanos, capazes de tocar o fundo da degradação, podem também se superar, voltar a escolher o bem e regenerar-se. São capazes de olhar para si mesmos com honestidade e trilhar novos rumos. Não há sistemas que anulem, por completo, a abertura ao bem, à verdade e à beleza. Que Nossa Senhora de Caravaggio interceda a graça de cultivarmos a paz e preservarmos a criação.

 

 

Confira mais fotos na Página do Facebook do Santuário.

 

Histórico:

Toda a primavera e o verão de 1898 foram implacáveis com nossos agricultores devido à seca e as dificuldades daqueles primeiros tempos; mas, a vontade de vencer é que tudo transformou.

No início de 1899, foram convidadas as pessoas para virem em romaria (a pé, cavalo, carroça) até a Igreja Nossa Senhora de Caravaggio. Era o dia 2 de fevereiro. Num gesto de fé, reconhecimento e confiança vieram de Nova Vicenza (Farroupilha), Caxias do Sul, Nova Roma do Sul, Nova Trento (Flores da Cunha), Bento Gonçalves e Nova Pompeia (Pinto Bandeira). Quem atendia a paróquia era o padre Francesco de Cicco.

Todos foram acolhidos e cada um recebeu o Sacramento da Reconciliação e participou da Santa Missa das 10h. Durante a missa, apareceu uma pequena nuvenzinha. Meia hora depois, a torrencial chuva caiu para alívio de toda comunidade: os que vieram pisando pó, voltaram pisando barro.

À tarde, o grupo rezou o terço, cantou as ladainhas e retornou para suas casas. A prece sofredora dos devotos chegou ao céu e foi atendida; a agricultura que parecia ter perdido tudo, renovou a esperança.

 

 

120ª ROMARIA VOTIVA DE NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO

“Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação”

 

Missas celebradas no Santuário, às 20h:

30 de janeiro – Paróquia Jesus Bom Pastor

31 de janeiro – Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Dias festivos

1º de fevereiro:

10h30min – Missa Campal, seguida de procissão e bênção das máquinas agrícolas,

12h30min – Almoço festivo

20h – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio – Procissão luminosa na Avenida Dom José Baréa até o Santuário

2 de fevereiro

11h – Missa da 120ª Romaria Votiva