O Santuário de Caravaggio quer fazer ressoar a voz do Papa Francisco de diferentes formas. Por isso, a equipe do Santuário iniciou a produção de vídeos que tornará mais acessível o conteúdo da Exortação Apostólica Gaudete et exsultate (Alegrai-vos e Exultai). Neste texto, disponível desde o final do ano passado ao público, Papa Francisco renova o chamado à santidade para toda a igreja.

O Papa, além de renovar o chamado à santidade de todos os batizados e batizadas, quer que esse chamado seja “encarnado” e vivido no contexto atual. Ou seja: o desejo de Francisco é que os discípulos e discípulas de Cristo possam assumir em suas vidas a vocação à santidade, recebida no Batismo, buscando viver os valores do Reino de Deus no mundo atual.

 

 

Francisco nos diz que seu objetivo de convidar à vida de santidade é fundamental, porém, humilde. Por esse motivo, não estabeleceu na Gaudete et exsultate um estudo rigoroso sobre a santidade na vida da Igreja, através de conceitos e definições, próprias da teologia. Ele quis humanizar e simplificar estes conceitos, mostrando que são acessíveis a todos. Em comunhão com o desejo do Santo Padre, suas intuições pastorais, encarnadas no dia a dia de cada fiel, receberão nessa série de vídeos do Santuário mais uma maneira de serem conhecidas e acolhidas pelos fiéis católicos.

Os vídeos serão veiculados nas mídias sociais do Santuário semanalmente e querem facilitar o acesso didático ao conteúdo da Exortação Apostólica Gaudete et exsultate. É uma forma de tornar atraente aos diversos públicos as ideias e o Magistério do Papa Francisco a tantos que, talvez, pela correria do dia a dia ou por diversos outros motivos, não se debrucem a ler os documentos da Igreja. Boa experiência a todos!