O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio está investindo em melhorias estruturais necessárias para a conservação da estrutura. Por isso, está em andamento o processo de impermeabilização do Santuário, executado pela empresa Innovare Soluzione, situada na Serra Gaúcha. Não há prazo definido para o término das obras, já que dependem de condições climáticas, mas os trabalhos ocorrem há mais de um mês no Santuário.

 

O Santuário foi entregue à comunidade há 56 anos – e o processo de construção levou 18 anos devido sua magnitude e engajamento comunitário para que pudesse ser construído. Por ter mais de um século de história, é comum que eventuais reparos sejam feitos. Neste caso, houve o aparecimento de diversas infiltrações – a chuva acaba penetrando pelo teto, pela cúpula e em demais pontos da cobertura. Veja como será o processo de impermeabilização completo abaixo.

 

Para poder pagar esta reforma, o Santuário usará recursos provenientes de movimentos de arrecadação espontânea. Um deles é o Manual do Devoto, que está à venda na loja de Artigos Religiosos do Santuário. O livro com mais de 100 páginas oferece novena, orações, súplicas e a história da aparição e religiosidade de Caravaggio. Ele custa R$ 6 e conta com belas imagens do cenário de Caravaggio e figuras bíblicas.

Além disso, o devoto que deseja ajudar com os custos desta obra – e para a manutenção do Santuário – pode fazer sua doação de forma virtual, pelo link http://caravaggio.org.br/doeparaosantuario/. Também é possível destinar qualquer valor durante as ofertas nas missas.

 

 

 

A OBRA

:: Será retirada toda a impermeabilização existente no teto, na cúpula e em outros pontos da cobertura da igreja. Isto é necessário porque acontecem infiltrações com frequência já que a manta de impermeabilização atual é bastante antiga. Além de permitir que a água penetre em alguns pontos, o acúmulo desta água gera limo e algas.

 

:: Após a remoção da atual manta de impermeabilização, o material velho é raspado com espátula para preparar a resina. Ela servirá como base para a manta líquida e borracha sintética.

 

:: Serão usados 300 litros de resina nesta preparação. A borracha sintética é semelhante à manta líquida, mas com resistência e capacidade superiores.

 

 

 

COMO AJUDAR

:: É possível contribuir ao comprar o Manual do Devoto, livro que está à venda na Loja de Artigos Religiosos do Santuário por R$ 6,

:: Destinando qualquer valor pelo link: http://caravaggio.org.br/doeparaosantuario/

:: Destinando ofertas durante as missas que ocorrem diariamente no Santuário.