Santuário lotado em todas as missas do segundo dia de Romaria.

Romaria é uma das mais antigas expressões de fé mariana do Sul do País

A chuva não deu trégua aos cerca de 10 mil romeiros que participaram da 138ª Romaria a Caravaggio, em Farroupilha (RS), neste sábado (27). Mesmo assim, o santuário ficou lotado em todas as 10 missas celebradas ao longo deste segundo dia de Romaria.

Pela manhã, a 4ª Romaria da Juventude, promovida pelo Setor Diocesano da Juventude de Caxias do Sul, precisou ser cancelada em função da constante chuva. Porém, os jovens marcaram presença na missa das 10h30min, presidida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre e um dos bispos referenciais da juventude do RS, Dom Adilson Busin. Na ocasião, o religioso relacionou o tema da Romaria “Eis aí tua Mãe” (Jo 19,27), em referência a mãe de Jesus, com a aparição de Nossa Senhora a Joaneta, uma mulher humilde e sofredora que encontra em Maria consolo; do mesmo modo que os romeiros recorrem à Nossa Senhora de Caravaggio para suas atribulações, dentre elas, o bispo destacou o desemprego que assola muitos brasileiros.

A principal celebração do dia contou ainda com o bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, da coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude do RS, Ir. Zenilde Fontes, bem como o referencial da Juventude da Diocese de Caxias do Sul, Pe. Rudinei Zorzo. Com uma bandeira os jovens levaram o tema “Em missão pela Vida”, que apresenta o objetivo dos movimentos e grupos neste momento, que é fazer com que as pessoas reflitam sobre como palavras e ações podem afetar o outro, bem como lembrar a todos que simples gestos e pequenas atitudes podem salvar vidas. Este também é o tema transversal do Plano Bienal do Serviço de Evangelização da Juventude no Rio Grande do Sul.

Amanhã, último dia de Romaria, a programação contempla missas às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min (missa campal com procissão com a imagem de N. Sra. de Caravaggio), 12h, 13h, 15h, 16h e 17h, seguida da Hora Mariana. Após cada missa será dada a bênção da saúde, das crianças e dos objetos. A récita do Terço, às 14h30min, será seguida de procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento. Ao longo do dia, será realizada na Capela das Confissões o Sacramento da Reconciliação (confissão individual).

Margô Segat – Jornalista MTb 10064 (54) 99965.0115 \ (54) 3028.0907