Romeiros encontrarão novidades

Memorial dos Devotos com projeções de graças alcançadas e a fonte de água,

que agora está visível no interior do Santuário, deverão atrair o interesse dos romeiros

A 138º Romaria a Caravaggio, em Farroupilha (RS), inicia nesta sexta-feira, dia 26 de maio, com o lema “Eis aí tua Mãe” (Jo 19,27), porém, a vasta programação iniciou ainda em março com a novena dominical; as pré-romarias foram realizadas em abril e maio; e o tríduo nesta semana. A festa chega ao ponto máximo nestes três próximos dias (26 a 28 de maio). Para o reitor do Santuário Pe. Gilnei Fronza, este ano a Romaria será marcada pelo Ano Mariano. “Vamos rezar para que haja ética na política, na economia e nas questões sociais. O caminho de superação deste momento no Brasil possa acontecer de forma mais pacífica e que as decepções que temos vivido nos últimos tempos não comprometam a esperança do povo”, diz o reitor.

O romeiro encontrará algumas novidades, entre elas, o Memorial dos Devotos de Nossa Senhora de Caravaggio, localizado ao lado da Capela das Confissões. O espaço conhecido como Sala dos Ex-Votos passou por uma intervenção nos últimos seis meses, originando melhorias, ampliação e modernização. O objetivo foi criar um espaço ideal para guardar as memórias dos fiéis devotos de Nossa Senhora de Caravaggio. Segundo um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, Dangle Marini, “buscou-se revalorizar essas manifestações da fé e da piedade, conservando e destacando aquilo que é entregue pelo povo, bem como proporcionar outras formas de expressão da graça alcançada”. Entre elas, projeções de mais de 30 depoimentos em vídeo com pessoas que alcançaram graças. O Memorial conta com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio e de Cristo Crucificado para contemplação e oração. O espaço foi inaugurado na quinta-feira (25), com a presença do bispo diocesano Dom Alessandro Ruffinoni, do reitor Pe. Gilnei Fronza, demais sacerdotes do Santuário, equipe responsável pelo projeto e de muitos devotos, alguns, personagens do documentário.

Além disso, para muitos romeiros será a primeira vez que terá a oportunidade de ao entrar no Santuário ver a fonte de água, uma relação muito forte com a aparição de Nossa Senhora à Joaneta, em Caravaggio – Itália, há exatos 585 anos. No altar poderão contemplar a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, em referência a celebração do Ano Mariano.

Programação para a Romaria – 26, 27 e 28 de maio

  • Missas – às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min (missa campal, seguida de procissão com a imagem de N. Sra. de Caravaggio), 12h, 13h, 15h, 16h e 17h. Após cada missa será dada a bênção da saúde, das crianças e dos objetos.
  • Récita do terço – seguida de procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento, às 14h30min
  • Procissão Luminosa – dia 26, às 18h
  • 4ª Romaria da juventude – dia 27
  • Hora Mariana – dias 27 e 28, às 18h
  • Sacramento da Reconciliação – preparação comunitária com confissão individual ao longo do dia, na capela das confissões

 

 

Margô Segat – Jornalista MTb 10064

(54) 99965.0115 \ (54) 3028.0907