Evento deve reunir 140 mil pessoas em dois dias de celebrações

A contagem regressiva começou: falta um mês para o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, celebrar a 140ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio. Neste ano, a comemoração ocorrerá nos dias 25 e 26 de maio, sábado e domingo, com expectativa de público semelhante às últimas edições – cerca de 140 mil pessoas são aguardadas nos dois dias de festa, em caso de boas condições climáticas. O lema deste ano atende a um insistente desejo do Papa Francisco, quando pede para que seja vencida a cultura da exclusão, do descartável e da globalização da indiferença: “Com Maria, a Mãe de Jesus, por uma cultura do encontro”.
 
Serão dois dias em que missas ocorrerão em ritmo intenso: às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h. A celebração das 10h30min é campal, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. É um momento emblemático, em que um extenso véu passa pelas mãos dos fiéis. Pelo menos 16 padres deverão conduzir as missas, com o suporte de mais de 40 Ministros da Eucaristia. Esta romaria será marcada por algumas novidades – entre elas, a inauguração do roteiro turístico Caminhos de Caravaggio, prevista para 4 de maio, pela prefeitura de Farroupilha. Também é a primeira edição em que os fiéis poderão conferir de perto a imagem remodelada de Caravaggio, que fica no Recanto do Rosário, jardim situado atrás do Santuário. A estátua foi reestruturada e entregue à comunidade no início deste ano. Ou seja: o devoto será acolhido com a imagem que ocupa a rótula da RSC-453, e também pode se sentir mais próximo de Caravaggio no espaço de reflexão e oração Recanto do Rosário, onde está a outra imagem.
 
Outra novidade desta edição é que a romaria será transmitida em plataformas digitais diferentes. Para ficar ainda mais perto do público jovem, será possível acompanhar a transmissão das missas pelo Spotify, Deezer e Instagram – este último, em vídeo ao vivo. Isto ocorre por um movimento bastante positivo, notado desde o ano passado, em que jovens, de 20 a 35 anos, são os que mais consomem informações do Santuário por plataformas digitais. Antes desse período, o público mais interessado era acima da faixa etária dos 50 anos. A TV Canção Nova transmitirá missas para todo país e para Portugal. Além disso, o devoto poderá acompanhar pelo YouTube, WebRádio e WebTv Caravaggio, Facebook e Rádio Miriam. A hashtag que será usada para identificar os conteúdos na internet é a #caravaggio2019.